Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Cerca de 100 refugiados e migrantes estão desaparecidos após naufrágio

Embarcação levava cerca de 250 passageiros apenas 145 se salvaram

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou nesta quinta-feira (25) que em torno de cem refugiados e migrantes estão desaparecidos, após um naufrágio no Mediterrâneo. A embarcação que levava cerca de 250 passageiros deixou a Líbia, mas apresentou uma falha nos motores e virou perto da costa da cidade de Khums. Segundo a OIM, 145 pessoas conseguiram se salvar e retornar ao litoral líbio.

De acordo com relatos de sobreviventes ? a maioria deles oriunda da Eritreia e do Sudão ?, a embarcação levava cerca de 250 passageiros. Entre os desaparecidos, estão mulheres e crianças.

Leia também

Em mensagem no Twitter, o chefe da OIM, António Vitorino, afirmou que essa é a pior tragédia ocorrida no Mediterrâneo em 2019. "Restaurar o resgate no mar, acabar com a detenção de refugiados e migrantes na Líbia, aumentar os caminhos seguros para fora da Líbia, (isso) precisa acontecer agora, antes que seja tarde demais para muitas outras pessoas desesperadas", acrescentou o dirigente.

Também pela rede social, o porta-voz global da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) para a África e o Mediterrâneo, Charlie Yaxley, ressaltou que o status quo na forma como países estão lidando com a migração não pode continuar.

"Não podemos ignorar que as jornadas de barco estão se tornando cada vez mais perigosas. Este ano, uma pessoa morreu na rota da Líbia para a Europa para cada seis que chegaram à costa europeia. Uma taxa de morte chocante. Não podemos fechar os olhos", disse o representante do organismo internacional.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas