Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Sabe o que é educação patrimonial? Evento gratuito aborda o tema

Com o tema 'Identidade, Memória e Poder Cultural', o IAB/AL dá início ao Projeto Da Gema ao Sal


				
					Sabe o que é educação patrimonial? Evento gratuito aborda o tema
Com o tema “Identidade, Memória e Poder Cultural”, o Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (IAB/AL) dá início ao projeto Da Gema ao Sal. Assessoria

Com o tema “Identidade, Memória e Poder Cultural”, o Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (IAB/AL) dá início ao Projeto Da Gema ao Sal, numa mesa redonda que irá acontecer nesta sexta-feira, 10, às 18h30, no auditório da N3 Coworking, Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas.

O encontro é gratuito, aberto a toda a sociedade e quer incentivar a população a defender o seu poder cultural. O evento promove o conceito de educação patrimonial e destaca a importância de preservar os bens históricos e culturais de um povo.

Leia também

A atividade marca a abertura do projeto Da Gema ao Sal, um ciclo de oficinas de valorização do patrimônio histórico cultural que acontecerá em Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro.

Realizado pelo IAB/AL com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), o projeto está sendo executado com recursos do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Governo de Alagoas.

Na abertura, os arquitetos e urbanistas querem reunir a classe profissional, estudantes, fazedores de cultura, artistas, historiadores, jornalistas, antropólogos e também moradores e ex-moradores dos bairros afetados pela mineração da Braskem.

O presidente do IAB/AL, Pablo Fernandes, debatedor na mesa redonda, diz que o objetivo é disseminar para a comunidade a importância da preservação dos patrimônios materiais e imateriais de Alagoas.

"História e cultura formam a identidade de um povo. Com esse projeto queremos estimular a sociedade a preservar seus patrimônios materiais - como prédios e monumentos, e imateriais - como arte, folclore e saberes populares, oferecendo ferramentas ao pleno exercício da cidadania em defesa de sua própria história", argumenta Fernandes.

Participam da mesa o presidente do CAU/AL, Geraldo Majela Gaudêncio, a presidente do Instituto de Desenvolvimento das Alagoas (Ideal) e co-autora do livro "Rasgando a Cortina de Silêncios", Isadora Padilha, e o ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan/AL), Sandro Gama, atual conselheiro do IAB/AL.

Também contribuem com a mesa as arquitetas e professoras da Ufal Regina Coeli Marques e Adriana Capretz Manhas - que vem constituindo um Memorial Virtual do Patrimônio Cultural dos bairros de Maceió atingidos pelo desastre socioambiental causado pela Braskem.


				
					Sabe o que é educação patrimonial? Evento gratuito aborda o tema
Com o tema “Identidade, Memória e Poder Cultural”, o Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (IAB/AL) dá início ao projeto Da Gema ao Sal. Assessoria

CICLO DE OFICINAS

A programação Da Gema ao Sal se estende até setembro deste ano. A oficina de Maceió inicia no dia 18 de maio, também na N3 Coworking, com o tema "Cartografia afetiva dos bairros afundados: perdas e patrimônios sensíveis".

Em Arapiraca a atividade tem início no dia 6 de julho, com abordagem sobre "Patrimônio Imaterial no Agreste Alagoano e Políticas Públicas Culturais", na sede do Phi Criativo.

Podem se inscrever profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo (AU), além de pessoas que produzam saberes culturais, seja arte, artesanato, literatura, integrantes de grupos folclóricos, musicais, expressões populares e demais interessados.

Já em Marechal Deodoro, a capacitação é exclusiva para profissionais e estudantes de AU, sobre "Noções de técnicas de Restauro e Conservação Arquitetônica". O curso está previsto para iniciar em 17 de agosto.

Para garantir a vaga no evento de abertura ou nas oficinas, os interessados devem acessar sympla.com.br/iabalagoas, onde também pode ver a programação completa.

SERVIÇO

  • O quê: Projeto Da Gema ao Sal - Ciclo de oficinas de valorização do patrimônio histórico e cultural de Alagoas
  • Quando: Abertura, 10 de maio, 18h30
  • Onde: Auditório do N3 Coworking, Parque Shopping Maceió, Cruz das Almas
  • Informações e Inscrições: sympla.com.br/iabalagoas e @iab.alagoas

*Com Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas