Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARAPIRACA E REGIÃO

Hemoal realiza coleta de sangue externa em Arapiraca e União dos Palmares

Hemoal reforçou que as ações itinerantes facilitam o acesso dos voluntários


				
					Hemoal realiza coleta de sangue externa em Arapiraca e União dos Palmares
Ações contribuem para manter estabilizado o estoque de sangue. Carla Cleto / Ascom Sesau

As cidades de Arapiraca e União dos Palmares, no interior de Alagoas, vão receber duas equipes itinerantes para coleta de sangue. A ação do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) ocorrerá nesta terça-feira (14).

Em União dos Palmares, a coleta vai acontecer das 9h às 16h, no Hospital Regional da Mata (HRM). Em Arapiraca, a iniciativa externa será das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro.

Leia também

O hemoal reforçou que as ações itinerantes facilitam o acesso dos voluntários e contribui para manter estabilizado o estoque de sangue, que atende maternidades e hospitais.

Conforme o assistente social do Hemoal, Danilo Lima, os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

"O Ministério da Saúde exige também ser necessário portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando, apenas, os alimentos gordurosos. No caso dos voluntários que tenham ingerido bebidas alcoólicas, a doação é vetada, bem como, aqueles que não tenham dormido no mínimo seis horas na noite anterior", salientou Danilo Lima.

Quanto às pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a impossibilidade de doar sangue é permanente. No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando e, quantos aos voluntários que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada pelo período de um ano.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas