
Mais uma tartaruga marinha foi encontrada morta nesta terça-feira (1º), na Praia do Sobral, em Maceió. Segundo relato de moradores, o animal não apresentava lesões aparentes nem sinais de trauma. O caso já foi comunicado ao Instituto Biota, que será responsável pelo recolhimento e análise da carcaça para tentar identificar a causa da morte.

Este é o segundo registro de tartaruga morta na mesma praia, só este ano. De acordo com informações apuradas junto à rede de monitoramento ambiental, pelo menos cinco tartarugas marinhas já foram encontradas sem vida em praias urbanas da capital alagoana, desde o início de 2025.
Leia também

Ainda não há confirmação oficial sobre o que estaria provocando as mortes, mas especialistas ressaltam que diversos fatores podem afetar a sobrevivência desses animais, como poluição, ingestão de plásticos, encalhamento em redes de pesca e até alterações climáticas e biológicas nos ecossistemas marinhos.

O Instituto Biota reforça a importância de acionar imediatamente órgãos ambientais sempre que um animal marinho for encontrado encalhado, vivo ou morto, para que o caso seja devidamente investigado e incluído nas estatísticas e estudos de preservação.