Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Vítima de tiro disparado por PM deve receber R$ 200 mil do Estado de AL

Agricultor ferido por soldado em Jundiá, após confusão realizada por terceiros, teve afundamento do crânio e perda de movimentos

O Estado de Alagoas foi condenado a pagar indenização de R$ 200 mil por danos materiais e morais ao agricultor que foi perseguido por policiais militares após confusão realizada por terceiros e atingido com um tiro na cabeça.  A decisão do juiz Gilvan de Santana Oliveira, da Vara do Único Ofício de Colônia Leopoldina, também torna definitiva, no valor de um salário-mínimo, a pensão anteriormente determinada em liminar, até que a vítima possa voltar a trabalhar.

De acordo com o processo, a confusão ocorreu em junho de 2005, durante festa realizada no Conjunto João Rufino, na cidade de Jundiá. O agricultor teve afundamento do crânio, perda de mobilidade do lado direito do corpo, e dificuldades na fala e na audição, devido aos danos neurológicos. Além disso, foi submetido a um prolongado tratamento de saúde, passando por cirurgias, consultas médicas e sessões de fisioterapia, além do uso de medicamentos fortes.

Leia também

Ao explicar a responsabilidade civil do Estado, o juiz Gilvan Oliveira destacou o artigo 37 da Constituição Federal, no qual determina que as pessoas jurídicas de direito público responderão pelos danos que seus agentes, nesta qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa.

"A partir do momento em que o policial, ora, agente público, causou dano a um terceiro, neste caso, danos gravíssimos de saúde ao autor, o Estado está incumbido de ressarcir tais danos, independente de culpa ou dolo. Não há o que se falar em inexistência de tais danos, uma vez que os mesmos estão devidamente comprovados por laudos e documentos anexados aos autos, estando o Estado obrigado a disponibilizar toda a assistência necessária e requerida pelo autor", esclareceu o magistrado.

Quanto aos danos materiais, morais e estéticos alegados pela vítima, o juiz Gilvan Oliveira esclareceu que a Constituição Federal, no artigo 5º, também prevê a indenização como proteção a direitos individuais e coletivos, resultante de violação a direitos da personalidade protegidos pelo ordenamento jurídico.

"Em virtude da sequela, o autor ficou impossibilitado de trabalhar. O mesmo era agricultor e trabalhava nos períodos de safra das usinas na região, ficando a mercê da boa vontade de familiares. É inegável a ocorrência de abalo emocional, tendo em vista que, à época do fato, o autor tinha apenas 25 anos, tendo sua juventude interrompida em decorrência do ato praticado pelo agente público", afirmou o juiz.

Em contestação, o Estado de Alagoas alegou que os policiais agiram em cumprimento ao ordenamento jurídico, "diante de elementos que apresentavam-se como estrita observância do dever legal e legítima defesa de terceiros". Afirmou também que a autoridade policial não cometeu qualquer fato ilícito que possa ser considerado algo motivador de qualquer dano.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última quarta-feira (10).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas