Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

STF derruba tempo de serviço público para desempate em promoção de juízes de Alagoas

A decisão ocorreu em julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6772, movida pela Procuradoria-Geral da República

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional a Justiça de Alagoas usar, como critério de desempate, o tempo de serviço público para a promoção de magistrados em Alagoas. A decisão, por unanimidade, ocorreu em julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6772, movida pela Procuradoria-Geral da República.

De acordo com o STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, questionou o dispositivo da Lei estadual 6.564/2005, que dispõe sobre o Código de Organização Judiciária de Alagoas. Para contestá-la, o Aras argumentou que o critério de tempo de serviço vai de encontro ao que está previsto na Lei Orgânica da Magistratura (Loman).

Leia também

Esse critério está descrito em vários dispositivos da lei estadual, a exemplo do artigo 14, que diz: "Havendo mais de um concorrente à mesma vaga, dar-se-á preferência àquele que há mais tempo se encontre em disponibilidade. Persistindo o impasse, será aproveitado o de mais antigo provimento no cargo de Desembargador".

O ministro Edson Fachin, relator da ADI, votou pela procedência do pedido de Aras, pelo reconhecimento da inconstitucionalidade. Ele observou que, em várias ocasiões, o STF invalidou leis estaduais que disciplinavam temas contidos no Estatuto da Magistratura, uma vez que essas matérias são reservadas à lei complementar e, atualmente, são disciplinadas pela Loman.

O relator também destacou o entendimento da Corte de que as disposições da Loman devem ser seguidas por todos os legisladores estaduais - e o tempo de serviço público não está entre os critérios nela estabelecidos.

Fachin assinalou, ainda, que o Supremo já declarou inconstitucional a adoção do critério de maior tempo de serviço público para a apuração de antiguidade e invalidou a fixação de parâmetros temporais diversos da Loman como critérios de desempate para a promoção.

A decisão foi do dia 23 de setembro.

*Com STF

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas