
Morreu, aos 81 anos, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Eduardo José de Andrade. O anúncio foi dado na manhã desta terça-feira (6). A causa da morte não foi informada.
O sepultamento está marcado para as 15h desta terça, no cemitério Campo Santo Parque das Flores, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.
Leia também
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, lamentou a perda em nota oficial. “Minhas sinceras condolências aos familiares do desembargador Eduardo José de Andrade, homem íntegro e que honrou a magistratura alagoana.”
Natural de São José da Laje, Andrade teve uma trajetória marcada por dedicação à magistratura alagoana. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ingressou na carreira em 1976 como juiz substituto na Comarca de Batalha.
Ao longo das décadas, foi promovido por antiguidade até alcançar o cargo de desembargador em janeiro de 2009, após 33 anos de serviços prestados ao Judiciário.
A posse de Eduardo Andrade como desembargador, em 22 de maio de 2009, marcou um momento histórico: foi a primeira ampliação da Corte desde 1959, passando a contar com 15 integrantes. Ele tomou posse ao lado dos colegas Alcides Gusmão da Silva, Otávio Leão Praxedes, Nelma Torres Padilha e Tutmés Airan de Albuquerque Melo.
Antes da magistratura, Andrade teve passagens pelo Ministério Público Estadual, Banco do Nordeste e Banco Comércio e Indústria da América do Sul. Deixa um legado de compromisso com a Justiça e com o fortalecimento das instituições jurídicas de Alagoas.