Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Juiz autoriza funcionamento de supermercados nos dias 24 e 27 de junho

Decisão foi proferida pelo juiz substituto da 2ª VT de Maceió

O juiz substituto da 2ª Vara do Trabalho de Maceió, Flávio Luiz da Costa, determinou que os supermercados poderão funcionar normalmente nos dias 24 e 27 de junho, datas em que é comemorado o Dia do Comerciário em cidades de interior e na capital. A decisão, de caráter liminar, atendeu pedido de tutela feito pela Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA).

Em sua decisão, Costa ainda  determinou que o sindicato representante dos empregados se abstenha de realizar qualquer ação ou omissão tendente a impedir ou prejudicar a atividade laboral no âmbito dos estabelecimentos comerciais nesses dias, sob pena de multa diária de R$ 20 mil.

Leia também

O magistrado observou que, mesmo havendo acordo coletivo específico permitindo o fechamento das empresas nos dias especificados, quando as normas coletivas foram convencionadas não se cogitava os graves revezes que têm abatido a economia brasileira, com significativa retração da atividade econômica, crescente fechamento de empresas e aumento do desemprego, atingindo ao menos 11,4 milhões de pessoas.

Segundo Costa,  é possível a revisão do acordo firmado em negociação coletiva, nos moldes do disposto no artigo 480 do Código Civil, tendo em vista a inegável alteração do equilíbrio contratual, sendo certo que haverá manifesto e excessivo prejuízo aos supermercados ao deixarem de funcionar no Dia do Comerciário, ocasião em que é aguardado grande fluxo de consumidores, porquanto o contingente de clientes se avoluma nos dias de feriado.

Ainda de acordo com o magistrado, "apesar do surgimento da Lei n.º 11.603, de 5 de dezembro de 2007, condicionando o funcionamento do comércio em dias de feriados à prévia negociação coletiva, tem-se que tal exigência não atingiu os estabelecimentos atuantes no ramo do comércio varejista de produtos alimentícios". O juiz Flávio Costa baseou sua decisão em jurisprudência da segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas