
Mais de uma semana após o início dos trabalhos, foi concluída, na manhã deste sábado (5), a operação para remoção do ônibus que caiu em uma ribanceira na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, no interior de Alagoas, em novembro do ano passado. O acidente deixou 20 mortos e dezenas de pessoas feridas. A confirmação do encerramento da operação de retirada do veículo foi feita pela Polícia Científica do estado.
Agora, o ônibus será encaminhado ao pátio da Polícia Civil no município de Rio Largo, onde passará por uma perícia detalhada.
Leia também
A retirada do veículo do local do acidente mobilizou uma força-tarefa composta por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), das polícias Civil e Científica de uma empresa terceirizada responsável pelos guinchos. Devido à complexidade do terreno — uma área de mata fechada e íngreme, com cerca de 200 metros de profundidade —, os técnicos optaram por dividir o ônibus em duas partes para viabilizar a remoção.
A primeira parte do veículo foi retirada na quarta-feira (2), quando o trecho traseiro foi cortado e içado até um ponto de apoio no alto da serra. A segunda parte, considerada essencial para os trabalhos periciais, foi resgatada na noite dessa sexta-feira (4).
Os peritos criminais Marcelo Velez e Nivaldo Cantuária, com o apoio de um mecânico, iniciarão nesta semana a análise técnica dos sistemas de freios, suspensão, direção, transmissão e outros componentes essenciais. O objetivo é identificar as causas do acidente, que até então não puderam ser completamente investigadas devido à posição em que o veículo permaneceu desde novembro.
A operação de resgate, iniciada em 25 de junho, envolveu o uso de guinchos, cabos de aço, maquinário pesado e especialistas em resgate de veículos de grande porte. A conclusão dos trabalhos marca um passo importante para o esclarecimento do caso e possível responsabilização dos envolvidos.