Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sindespal luta para ter entidade regulamentadora para a profissão de detetive

Lei reconhece a classe desde 2017 e sindicato segue em busca de entidade

Apesar de ser reconhecida pela lei federal de nº 13.432 de 2017, a profissão de detetive particular ainda não tem uma entidade regulamentadora. Por isso, o Sindicato dos Detetives Particulares de Alagoas (Sindespal) segue em busca dessa conquista.

"A legislação definiu a natureza da atividade, a exigência de contrato por escrito com estipulação de honorários, assim como a possibilidade de colaboração da classe em investigações policiais. Temos inclusive o Código Brasileiro de Ocupação, mas nossa atividade não tem uma entidade regulamentadora, como um Conselho Federal ou algo que o valha. Precisa ser criada uma entidade ou que sejamos regulamentados por alguma já existente, a exemplo da Polícia Federal", assinala Gomes.

Leia também

Como não há uma regulamentação, o presidente do Sindespal lembra que a categoria fica impedida de ter porte de arma de fogo (mesmo exercendo atividade de risco), trabalhar oficialmente para o governo, dentre outras condições que facilitariam não somente o desenvolvimento da atividade, bem como ampliaria o leque de ação dos detetives.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas