Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Primeira usina de produção de energia elétrica a partir de gás metano é inaugurada em AL

Neste primeiro momento, capacidade de produção é de 1 mega de energia por hora, podendo abastecer até 4 mil residências

Foi inaugurada nesta quinta-feira (17), no município do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió, a primeira Usina de Energia Elétrica através do Gás Metano gerado pelo lixo. Gerida pela empresa Alagoas Ambiental, a nova tecnologia terá capacidade, neste primeiro momento, de produzir o equivalente a 1 mega de energia por hora, podendo abastecer até 4 mil residências.

Usina que produz energia a partir do gás metano é inaugurada no Pilar
Usina que produz energia a partir do gás metano é inaugurada no Pilar | Foto: Marianne Rodrigues

"Temos o prazer de inaugurar essa usina que vai gerar energia através do gás do lixo, o gás metano, que é extremamente perigoso e explosivo. Vamos transformar o gás em energia elétrica fazendo uso de uma tecnologia italiana. Estamos muito felizes de sermos os pioneiros desse investimento em Alagoas. É uma forma de ajudar o ecossistema", afirmou Tarcísio Neto, administrador da Alagoas Ambiental.

Segundo ele, o aterro, em seu projeto final, contará com quatro motores, ou seja, capacidade para produção de quatro megas de energia por hora. "Isso será muito importante para o nosso estado, sem sombra de dúvidas. Já somos pioneiros no tratamento do chorume de osmose reversa, que transforma o chorume em água. Temos também uma usina de construção civil, que trata a metralha e a transforma em matéria prima para as estradas E a partir de hoje, o gás metanos será canalizado e levado a uma máquina que o transformará em energia", pontua Tarcísio, ressaltando que no Nordeste, a tecnologia é utilizada também nas cidades de Petrolina e Caruaru, ambas em Pernambuco.

Artigos Relacionados

O prefeito do município do Pilar, Renato Filho (PSC), que recebeu a tecnologia inovadora e limpa, falou sobre o protagonismo da cidade no desenvolvimento de Alagoas e disse que a usina chega para somar. "A inauguração dessa usina é um passo muito importante, porque estaremos usando energia limpa", afirmou.

Durante a solenidade de inauguração, Renato Filho citou a usina de energia solar que pretende inaugurar no Pilar e também o primeiro teleférico de Alagoas, que deve ficar, também, no município. Ele citou ainda que o Pilar vai ser responsável por 10% da produção de gás de todo o país até o final do ano. "Pilar tem ficado à frente no desenvolvimento de Alagoas. Temos que ter a cidade do Pilar cem por cento com gás canalizado produzido por nós. E que isso avance para toda a Alagoas. Nós alagoanos temos que usar todas as nossas riquezas. O Pilar é parceiro nesses investimentos", destacou.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Marcelo Vieira, citou os empregos gerados pela iniciativa. "Gera emprego digno e exemplo para outras empresas. A justica social defende o trabalho digno e seguro, e por isso estamos nesse e em qualquer outro empreendimento como esse que surgir em Alagoas", pontuou.

Representando o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o desembargador Tutmés Airan comemorou a inauguração da usina. "Esse é um momento de celebração. Estamos celebrando alguma coisa que distingue o homem do conjunto de animais. A capacidade que ele tem de extrair da natureza o que precisa, com capacidade transformadora. Nenhum outro animal tem essa capacidade transformadora que o homem tem. Tem duas respostas de capacidades, destrutiva, mas também tem dado respostas positivas de proteção à natureza, como transformar o chorume em água e o lixo em energia", falou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas