Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Primeira usina de produção de energia elétrica a partir de gás metano é inaugurada em AL

Neste primeiro momento, capacidade de produção é de 1 mega de energia por hora, podendo abastecer até 4 mil residências

Foi inaugurada nesta quinta-feira (17), no município do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió, a primeira Usina de Energia Elétrica através do Gás Metano gerado pelo lixo. Gerida pela empresa Alagoas Ambiental, a nova tecnologia terá capacidade, neste primeiro momento, de produzir o equivalente a 1 mega de energia por hora, podendo abastecer até 4 mil residências.


				
					Primeira usina de produção de energia elétrica a partir de gás metano é inaugurada em AL
Usina que produz energia a partir do gás metano é inaugurada no Pilar. Marianne Rodrigues

"Temos o prazer de inaugurar essa usina que vai gerar energia através do gás do lixo, o gás metano, que é extremamente perigoso e explosivo. Vamos transformar o gás em energia elétrica fazendo uso de uma tecnologia italiana. Estamos muito felizes de sermos os pioneiros desse investimento em Alagoas. É uma forma de ajudar o ecossistema", afirmou Tarcísio Neto, administrador da Alagoas Ambiental.

Segundo ele, o aterro, em seu projeto final, contará com quatro motores, ou seja, capacidade para produção de quatro megas de energia por hora. "Isso será muito importante para o nosso estado, sem sombra de dúvidas. Já somos pioneiros no tratamento do chorume de osmose reversa, que transforma o chorume em água. Temos também uma usina de construção civil, que trata a metralha e a transforma em matéria prima para as estradas E a partir de hoje, o gás metanos será canalizado e levado a uma máquina que o transformará em energia", pontua Tarcísio, ressaltando que no Nordeste, a tecnologia é utilizada também nas cidades de Petrolina e Caruaru, ambas em Pernambuco.

Artigos Relacionados

O prefeito do município do Pilar, Renato Filho (PSC), que recebeu a tecnologia inovadora e limpa, falou sobre o protagonismo da cidade no desenvolvimento de Alagoas e disse que a usina chega para somar. "A inauguração dessa usina é um passo muito importante, porque estaremos usando energia limpa", afirmou.

Durante a solenidade de inauguração, Renato Filho citou a usina de energia solar que pretende inaugurar no Pilar e também o primeiro teleférico de Alagoas, que deve ficar, também, no município. Ele citou ainda que o Pilar vai ser responsável por 10% da produção de gás de todo o país até o final do ano. "Pilar tem ficado à frente no desenvolvimento de Alagoas. Temos que ter a cidade do Pilar cem por cento com gás canalizado produzido por nós. E que isso avance para toda a Alagoas. Nós alagoanos temos que usar todas as nossas riquezas. O Pilar é parceiro nesses investimentos", destacou.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Marcelo Vieira, citou os empregos gerados pela iniciativa. "Gera emprego digno e exemplo para outras empresas. A justica social defende o trabalho digno e seguro, e por isso estamos nesse e em qualquer outro empreendimento como esse que surgir em Alagoas", pontuou.

Representando o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o desembargador Tutmés Airan comemorou a inauguração da usina. "Esse é um momento de celebração. Estamos celebrando alguma coisa que distingue o homem do conjunto de animais. A capacidade que ele tem de extrair da natureza o que precisa, com capacidade transformadora. Nenhum outro animal tem essa capacidade transformadora que o homem tem. Tem duas respostas de capacidades, destrutiva, mas também tem dado respostas positivas de proteção à natureza, como transformar o chorume em água e o lixo em energia", falou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X