Quem cresceu com os avós pode ter escutado, em algum momento, sobre não comer banana à noite por ser um alimento “forte” ou pesado. Algumas mães repercutem o comentário até hoje. Diante da curiosidade, a coluna Claudia Meireles foi atrás de saber se está liberado ou não o consumo da fruta no período noturno e se, de fato, há um horário “adequado” para ingerir este alimento.
A nutricionista Cibele Santos, de Brasília, foi acionada para responder ao questionamento. De acordo com a especialista, está autorizado comer a fruta em qualquer momento, até mesmo no turno noturno. “A banana pode ser muito benéfica ao organismo, sim, quando consumida no período da noite”, explica.
Leia também
Entretanto, Cibele fez um adendo quanto à ingestão da fruta. Ela aconselha “consumir a banana com moderação” durante a noite. “Não se alimente muito próximo à hora de dormir, pois pode causar má digestão, azia e/ou refluxo”, salienta a nutricionista.
A especialista em nutrição esclarece sobre a banana trazer alto teor de triptofano, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento. “É uma fruta rica em fonte de potássio e magnésio, minerais que desempenham papéis vitais no funcionamento do sistema nervoso”, menciona.
Ela sugere consumir a fruta no café da manhã e entre as refeições. “É uma boa opção para lanches, por ser um alimento de rápida absorção, fornece energia e saciedade”, indica.