
O número de pessoas afetadas pelo quarto dia de fortes chuvas que atingem Alagoas subiu para 377, segundo boletim atualizado pela Defesa Civil estadual nesta terça-feira (20). Desse total, 76 pessoas estão desabrigadas – ou seja, precisaram deixar suas casas e estão sendo acolhidas por abrigos públicos – e 301 estão desalojadas, tendo se deslocado para casas de parentes ou amigos.
Sete municípios concentram os registros de ocorrências causadas por alagamentos e invasões de água nas residências. São Luís do Quitunde lidera com 28 desabrigados e 16 desalojados. No Pilar, 20 pessoas estão desabrigadas e outras 40 desalojadas.
Leia também
Já Paripueira tem 12 desabrigados e 46 desalojados; Maceió, 8 desabrigados e 96 desalojados; Coqueiro Seco, 8 e 12, respectivamente. Em Marechal Deodoro, foram registrados 16 desalojados, mas nenhum desabrigado, e Rio Largo contabiliza 75 desalojados.
Com a continuidade da chuva, a situação tem se agravado rapidamente. No boletim anterior, divulgado nessa segunda-feira (19), o total de pessoas fora de casa era de 192.
As ocorrências mais críticas foram registradas em Paripueira (72 pessoas afetadas no total), Coqueiro Seco (20), Maceió (26), Pilar (60) e São Luís do Quitunde (14) no relatório anterior. Em Maceió, além dos alagamentos, também foram registrados deslizamentos de barreira, o que eleva o nível de risco em algumas regiões da capital.
A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e orienta a população a seguir as recomendações das autoridades locais. Em caso de emergência, o número 199 está disponível para acionamento.