
Segundo a Defesa Civil estadual, a madrugada desta terça-feira (1º) será de chuvas menos intensas em Alagoas, após os fortes temporais que atingiram o estado nesta segunda-feira (30) e causaram o transbordamento do Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos. O transbordamento deixou 117 pessoas desabrigadas, que foram realocadas para abrigos improvisados, após a água invadir casas localizadas na orla da cidade.
O capitão Josenildo Dias, da Defesa Civil estadual, explicou que, apesar da situação registrada, a previsão para as próximas horas é de chuvas com intensidade reduzida. “A previsão para a madrugada é de chuvas entre 30 e 40 milímetros, o que é bem abaixo dos volumes registrados nos últimos dias. A população pode ficar tranquila, mas deve permanecer atenta aos alertas”, afirmou.
Leia também
A Defesa Civil segue monitorando a situação em tempo real, com especial atenção para o litoral norte, onde são esperados entre 50 e 60 milímetros de precipitação. Outros rios, como o Camaragibe, também estão sendo monitorados. O capitão destacou que, até o momento, a situação em São Miguel dos Campos está sob controle, mas ressaltou que as equipes estão prontas para agir caso necessário.
Embora o transbordamento do Rio São Miguel tenha ocorrido durante a tarde de segunda-feira, o capitão reforçou que o número de desalojados pode aumentar caso as chuvas continuem. “Até o momento, temos 117 abrigados, mas a situação não está fora do controle”, completou Josenildo.
Em caso de emergência, a orientação da Defesa Civil é que os moradores de áreas de risco permaneçam atentos a novos alertas e abandonem suas casas ao menor sinal de perigo. Para acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, os números são 199 e 193, respectivamente.