Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Eleições podem aumentar risco de infarto e AVC; conheça os sintomas!

Médicos recomendam que eleitor procure atendimento de emergência imediatamente ao perceber sintomas para evitar maiores complicações

O primeiro turno das eleições gerais ocorre neste domingo (2/10), e as divergências políticas entre os eleitores no dia do pleito, bem como a tensão na espera do resultado, podem levar o corpo a uma situação de estresse intenso, aumentando o risco de infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Um estudo feito por pesquisadores da Kaiser Permanente, um serviço de gestão de saúde da Califórnia, e das universidades Columbia e Harvard, as três nos Estados Unidos, mostrou que as eleições presidenciais estão associadas ao aumento das internações por doenças cardiovasculares.

Leia também

Nos cinco dias após o pleito de 2020, que elegeu o presidente Joe Biden, houve aumento de 17% na taxa de hospitalização, em comparação com o período pré-eleitoral. A pesquisa foi publicada em abril deste ano, no Journal of the American Medical Association (Jama).

O cardiologista Carlos Rassi, médico do Hospital Sirio-Libanês e professor de cardiologia da UnB, explica que, quando passamos por um momento de estresse de forte intensidade, há uma grande liberação dos hormônios do estresse, as catacolaminas – adrenalina e noradrenalina –, na circulação sanguínea.

Esses hormônios fazem com que ocorra um aumento dos batimentos cardíacos, elevando a pressão e vasoconstrição arterial, inclusive das artérias coronárias, responsáveis pelo fluxo sanguíneo ao coração.

“Embora isto tenha sua importância adaptativa, de preparar o organismo para enfrentar as situações de estresse, quando ocorre em excesso, pode aumentar o risco de infarto e AVC”, esclarece o cardiologista. Estima-se que até 15% dos infartos são causados pelo estresse.

O risco é maior para os pacientes que tiveram infarto ou AVC no passado, e intermediário para as pessoas com fatores associados, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes, por exemplo. Para os indivíduos saudáveis, a probabilidade é muito menor, mas a ameaça existe.

Sintomas

As urgências cardiovasculares podem apresentar sintomas diferentes. Ainda assim, é possível perceber alguns sinais de alerta para a saúde do coração, incluindo:

  • Dor no coração;
  • Náusea e mal-estar;
  • Suor excessivo;
  • Alteração no estado da consciência;
  • Tontura;
  • Cansaço extremo (fadiga);
  • Palpitações, principalmente se acompanhadas de intenso cansaço;
  • Dor súbita extrema no tórax ou no abdômen.

O atendimento imediato e de forma adequada durante um caso de infarto do miocárdio, AVC, crises hipertensivas, arritmias cardíacas, doenças isquêmicas do coração e paradas cardiorrespiratórias fará toda a diferença no desfecho desse paciente, de acordo com o cardiologista Antônio Carlos Babo Rodrigues, que atende na emergência do Hospital Municipal Evandro Freire (CER Ilha), no Rio de Janeiro.

“Nesses casos, um minuto pode salvar a vida de alguém. Por isso também orientamos que pessoas com problemas cardíacos pré-diagnosticados e seus familiares ou cuidadores mantenham o contato de emergência de rápido acesso para evitar qualquer demora no atendimento”, indica Rodrigues.

Para se proteger dessas situações, é importante seguir um estilo de vida saudável, com controle dos fatores de risco e tratamento das patologias conhecidas por aumentar o risco. “A prática de atividade física, meditação e alimentação saudável ajuda muito a prevenir os eventos cardiovasculares”, afirma Rossi.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas