Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Comissão de Direitos Humanos aponta crimes de tortura e injúria racial em abordagem policial a jovem negro no Centro

Presidente da comissão informou que um ofício será enviado ao Delegado-Geral da Polícia Civil para que um Inquérito Policial seja aberto

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Roberto Moura, afirmou, nesta quinta-feira (12), que a entidade considera que a abordagem de agentes do programa Ronda no Bairro a um jovem negro de 17 anos, realizada hoje (12), no Centro de Maceió, constituiu crime de Tortura Majorada e Injúria Racial.

A mãe do jovem foi quem denunciou o caso à Polícia Civil e à OAB-AL. A entidade disse que a abordagem se constituiu como tortura, pois foi com o intuito de "submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo."

Ele explicou ainda que o caso também pode ser enquadrado em razão de discriminação racial, tendo em vista as palavras proferidas e a abordagem ter apresentado diversos atos de injúria racial.

Artigos Relacionados

Moura contou que a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos vai oficiar o Delegado-Geral da Polícia Civil para que promova a abertura do Inquérito Policial, tendo em vista que já houve realização do Boletim de Ocorrência. O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) também deve ser oficiado, por meio da promotoria de controle externo da atividade policial, para que realize uma responsabilização dos agentes do Ronda no Bairro. Por fim, também será oficiada a Secretaria de Segurança Pública, por ser o órgão responsável pelo Ronda no Bairro, para que tome as atitudes administrativas necessárias.

O presidente da Comissão citou ainda que, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que a abordagem pessoal só deve ser realizada com justa causa.

Roberto Moura destacou também que a lei de combate a tortura prevê que a condenação por tortura reverbera na perda do cargo, função ou emprego público e que a OAB se mantém vigilante e na luta incessante contra toda forma de desrespeito aos Direitos Humanos e às violações de direitos e garantias fundamentais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas