
O cruzamento de Real Madrid e Borussia Dortmund nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes seria a oportunidade perfeita para um raro confronto de irmãos em uma competição internacional de alto nível. Mas somente Jude Bellingham, do Real, estará no gramado do estádio de Nova Jersey, no próximo sábado, às 17h (horário de Brasília). O caçula Jobe, do Borussia, perdeu a chance ao receber o cartão amarelo na vitória sobre o Monterrey nesta terça-feira, nas oitavas.
Jobe Bellingham já tinha recebido um amarelo na partida anterior do time alemão, a vitória por 1 a 0 sobre o Ulsan, pela terceira rodada do Grupo F, que garantiu a primeira colocação na chave. Na Copa do Mundo de Clubes, dois amarelos suspendem um jogador da partida seguinte - os cartões serão "zerados" somente após as quartas de final.
Leia também

O Bellingham mais novo, Jobe, acaba de ser contratado pelo Borussia Dortmund e estreou pelo clube na primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes, no empate em 0 a 0 com o Fluminense. Aos 19 anos, ele vai seguindo os passos de Jude, que completou 22 no último domingo, e o confronto de sábado seria uma chance rara da dupla se encontrar pela primeira vez em campo. Embora compartilhem uma trajetória esportiva semelhante, Jude e Jobe nunca jogaram juntos profissionalmente.
Os dois irmãos fizeram a base do Birmingham City, da segunda divisão inglesa. Em 2019, com 16 anos e 38 dias, Jude se tornou o mais jovem a atuar pelo time profissional. O segundo mais jovem é Jobe, que estreou em janeiro de 2022, com 16 anos e 107 dias. Àquela altura, Jude já atuava pelo Borussia Dortmund.
Depois de uma temporada no Birmingham, Jude foi contratado pelo time alemão, em 2020. Brilhou por três anos em Dortmund antes de sair para se tornar uma das referências do Real Madrid. Jobe jogou por duas temporadas no Birmingham (2022/23 e 2023/24) e mais duas no Sunderland (2024/25 e 2025/26), também na segunda divisão da Inglaterra.

Assim como no caso do irmão mais velho, o Borussia Dortmund também é a primeira experiência de Jobe em uma equipe de elite. Outra coincidência une os Bellingham: ambos fizeram seu primeiro gol pelo time alemão na estreia como titular - no caso de Jobe, o 4 a 3 sobre o Mamelodi Sundowns, na segunda rodada - Jude também marcou no primeiro jogo como titular no Borussia, um 5 a 0 sobre o Duisburg, em setembro de 2020.
As semelhanças, na trajetória, posição em campo e até no estilo de jogo, reforçam as inevitáveis comparações, mas Jude já se pronunciou inúmeras vezes contra eventuais cobranças sobre Jobe para que tenha um início tão bem sucedido quanto o dele - aos 22, Jude já tem cinco títulos com o Real Madrid, incluindo uma Champions League e um Mundial Interclubes, e pela Inglaterra disputou duas Euros e uma Copa do Mundo.
- A preocupação é que as pessoas o julguem baseado nas minhas conquistas. Eu sei que isso é algo que as pessoas podem jogar na cara dele. Não é justo, porque ele tem o seu próprio talento e é um jogador incrível - afirmou Jude em setembro do ano passado.
- As pessoas vão usá-lo para me atingir e vice-versa, então de certo modo nós somos os maiores fãs um do outro, porque nós nos importamos muito um com o outro - completou.