
A tenista brasileira Bia Haddad Maia estreou com vitória em Wimbledon. Na manhã desta segunda-feira (30), a número 1 do Brasil e 21ª do mundo derrotou a eslovaca Rebecca Sramkova, 36ª colocada, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7) e 6/4).
A paulistana terá pela frente na segunda rodada, na quarta-feira, a vencedora do confronto entre a britânica Harriet Dart e a húngara Dalma Gaufi. Já na terceira fase, a americana Amanda Anisimova, 13ª colocada, é a potencial rival de melhor ranking. Bia tem 2 a 1 abaixo no retrospecto, mas ganhou a última, em 2023.
Leia também
Nesta segunda-feira, a brasileira mostrou sangue frio e talento para superar duas situações adversas no set inicial. Ela perdia 2/4 a parcial e, no tiebreak, salvou dois set points.
Como foi a vitória
Bia começou o duelo confirmando o serviço. No segundo game, a rival salvou o primeiro break do jogo. Sacando em 2/2, a brasileira sofreu a primeira quebra da partida. Em seguida, a paulistana desperdiçou outro break, e a adversária abriu 4/2. A número 1 do Brasil, depois, sacou e diminuiu a desvantagem para 3/4. No game seguinte, a eslovaca salvou novo break, mas Bia devolveu a quebra, empatando em 4/4. Na sequência, a paulistana sacou para virar o jogo em 5/4.
O set foi para o tiebreak, e a eslovaca abriu 3/1 e 4/2, mas Bia virou para 5/4. No 5/5, Sramkova acertou um winner na paralela e chegou ao set point. A brasileira venceu o ponto seguinte. Com a rival sacando em 7/6, a paulistana salvou outro set point. Dois pontos depois, com um erro da eslovaca, Bia fechou em 9/7 o tiebreak.
No segundo set, Sramkova abriu vantagem de 2/0 vencendo o primeiro game e quebrando o serviço logo em seguida, apesar da resistência da brasileira. Mas Bia reagiu imediatamente e devolveu a quebra no game seguinte. Mas no quarto game, Bia fez 2/2, mas teve que se superar para manter seu serviço, evitando a quebra por três vezes seguidas, já que a eslovaca chegou a fazer 40 a 0. A superação deu resultado, e Bia voltou a quebrar o seviço da adversária e confirmou mais um saque abrindo 4/2. Sramkova voltou a ameaçar o saque da brasileira no oitavo game com dois breakpoints, mas a brasileira novamente reagiu e fez 5/3. Depois, só confirmou seu serviço e fechou em 6/4.
Bia Haddad parou na terceira rodada de Wimbledon em 2024
Haddad Maia defende terceira rodada no All England Club do ano passado. Em 2023 ela fez sua maior campanha com oitavas de final onde parou em Elena Rybakina, que vinha do título em 2022.
Paolini, por sua vez, finalista de 2024, estreia contra a letã Anastasja Sevastova e pode ter a tcheca Linda Noskova na terceira rodada. Do mesmo lado de Bia e Paolini para as quartas estão Jelena Ostapenko e Qinwen Zheng para possível duelo de quartas de final e Aryna Sabalenka ou Paula Badosa para possível embate nas semifinais.