Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Copa do Mundo 2022: evento no Catar encara polêmicas mesmo antes da estreia. Entenda!

Acusações de fraude nos votos, exploração de trabalho migrante e opressão membros da comunidade LGBTQIA+ são algumas das questões envolvendo o país

Copa do Mundo 2022 só começará no dia 20 de novembro (veja algumas curiosidades sobre a competição e do hotel da Seleção). Porém, desde a escolha do Catar como país sede, em 2010, uma série de polêmicas tomou conta do mundo do futebol. Acusações de fraude nos votos, exploração de trabalho migrante e opressão membros da comunidade LGBTQIA+ são algumas das questões envolvendo o país.

Veja algumas polêmicas sobre a Copa do Mundo 2022:

Leia também

CATAR FOI ACUSADO DE COMPRAR VOTAÇÃO

Desde a escolha como país sede da Copa do Mundo 2022, o Catar foi acusado de ter comprado votos para ganhar a eleição. Na ocasião, eles bateram, por 14 a 8, a disputa contra os Estados Unidos na rodada final. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, houve pagamento a oficiais da Fifa em troca de votos. O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria sido um deles.

O jornal britânico The Sunday Times publicou que o Catar pagou US$ 880 milhões (R$ 3,4 bilhões, na época) para ser o país sede da Copa do Mundo.

GOVERNO É ACUSADO DE EXPLORAR TRABALHADORES DA COPA DO MUNDO

Para a Copa do Mundo 2022, o governo do Catar construiu uma cidade do zero, a Lusail. Além disso, toda uma infraestrutura de estádio e arredores precisou de um esforço dobrado de trabalhadores por dias e noites. Porém, há denúncias de cobranças ilegais de empresas na contratação de funcionários para as obras. Segundo as denúncias, as pessoas pagavam as taxas com a promessa de serem ressarcidos e nunca mais viram o dinheiro.

Além disso, denúncias de condições análogas à escravidão, com trabalhos pesados em temperaturas acima de 50 graus também fizeram parte do pré-Copa.

PESSOAS LGBTQIA+ E DEMONSTRAÇÕES PÚBLICAS DE AFETO: UMA QUESTÃO PARA O CATAR

Um terceiro ponto que está sendo bastante comentado desde a escolha do Catar para sediar a Copa do Mundo 2022 é a segurança para as pessoas LGBTQIA+. No país, ser qualquer outra orientação ou identidade de gênero do que cis hétero é crime, podendo levar a pessoa à prisão por até sete anos.

Além disso, as demonstrações de afeto em público são proibidas no Qatar. Nós pedimos aos visitantes que apreciem e respeitem a nossa cultura. Ao mesmo tempo, que aproveitem a hospitalidade que oferecemos", defende o secretário-geral do comitê, Hassan Al Thawadi. Segundo já se foi falado em entrevistas oficiais, levantar bandeiras do movimento LGBTQIA+ ou fazer qualquer tipo de protesto durante a Copa do Mundo está proibido.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas