Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Como Embiid ultrapassou Jokic na corrida pelo MVP da NBA

Há um mês, a ESPN publicou sua segunda de três pesquisas para definir como estava a corrida pelo prêmio de MVP (jogador mais valioso) da temporada regular da NBA. O resultado era claro: Nikola Jokic, pivô do Denver Nuggets, como o grande favorito para conquistar seu terceiro prêmio consecutivo.

Essa semana, porém, Las Vegas e as casas de apostas mostram um cenário diferente: Joel Embiid, pivô do Philadelphia 76ers, ultrapassou o sérvio e é o favorito a conquistar o prêmio após dois vices.

Leia também

O que aconteceu para a mudança de cenário?

O mais notável é o Denver ter perdido quatro jogos consecutivos: contra Chicago Bulls e Brooklyn Nets, em casa, e San Antonio Spurs e Toronto Raptors, fora.

Jokic continua sendo uma força dominante individual e segue no ritmo para ser o primeiro pivô da história da NBA a terminar uma temporada com médias de triplo-duplo (são 24.7 pontos, 11.9 rebotes e 10 assistências de média até o dia 16 de março).

Mas Denver tem seis vitórias e cinco derrotas com apenas a 24ª defesa (de 30 times) desde a parada para o All-Star, o que o técnico Michael Malone disse que pode ser atribuído a um "relaxamento" após a equipe praticamente garantir a primeira colocação da Conferência Oeste.

"Neste momento, estamos no modo relaxado. E você não pode estar relaxado faltando 13 jogos na temporada", disse Malone após a derrota para Toronto na terça-feira. "Temos que tentar recuperar nosso ritmo".

Enquanto o Denver está no "modo relaxado", tanto os 76ers quanto o Milwaukee Bucks - liderado pelo duas vezes MVP Giannis Antetokounmpo - estão o completo oposto.

Os 76ers, que estão no meio do calendário mais difícil da NBA depois do All-Star, segundo o ESPN's Basketball Power Index, ganharam sete dos oito jogos que fizeram em março.

Embiid, que foi vencedor do prêmio de jogador do mês do Leste em dezembro e janeiro, está perto de vencer o prêmio novamente em março. O pivô tem médias de 36,6 pontos com 60% de aproveitamento nos arremessos, 8,4 rebotes, 4,1 assistências e 2,1 tocos no mês.

Isso inclui uma performance de 36 pontos e 18 rebotes contra o Cleveland Cavaliers na última quarta-feira, com transmissão da ESPN, em que Embiid falou que está "empolgado com o jeito que ele e os Sixers estão jogando".

De sua parte, Antetokounmpo e os Bucks destronaram o Boston Celtics pelo topo da Conferência Leste e a melhor campanha da NBA com uma dominância incrível do grego. Desde a virada do ano, Giannis tem 30,9 pontos, 12 rebotes e 5,9 assistências de média.

"Nós estamos bem", disse Antetokounmpo após a vitória de terça contra o Phoenix Suns, a 21ª nos últimos 24 jogos da equipe. "Estamos numa ótima posição".

E assim também está a corrida pelo MVP, que está montada para uma corrida fascinante nas últimas três semanas e meia da temporada regular.

Para melhorar, a próxima semana terá dois encontros entre os possíveis MVPs em três dias, todos em Denver. O Milwaukee visita o Colorado no dia 25 de março e, dois dias depois, é a vez de Embiid e Jokic medirem forças em Nuggets x 76ers.

Philadelphia ainda visita os Bucks no dia 2 de abril, na última partida entre os dois na temporada regular.

Em janeiro, Embiid dominou o duelo individual contra Jokic, fazendo 47 pontos na vitória dos 76ers, na Philadelphia. Na última temporada, os Sixers receberam os Nuggets e os Bucks em março e perderam os dois jogos, o que muita gente aponta como um dos fatores que "tirou" o MVP do pivô.

Agora, Embiid terá uma chance de escrever uma nova história - assim como seus dois concorrentes. Com três semanas por jogar, temos tudo em jogo no que virou uma corrida completamente aberta.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas