Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Prefeitura retoma Conselho do Esporte e discute rumos pós-pandemia

o encontro virtual discutiu, entre outros assuntos, a base inicial de retomada das atividades esportivas em Maceió

A Prefeitura de Maceió retomou as reuniões do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL), nesta quarta-feira (23). O encontro, que, em março, foi adiado em razão da pandemia da Covid-19, aconteceu, dessa vez, de maneira remota. Na ocasião, os conselheiros e representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) discutiram sobre a retomada das atividades esportivas na capital alagoana e outros assuntos no período pós pandemia. 
Por meio de videoconferência, o gestor da Semtel, Jair Galvão, foi empossado como novo presidente do CMEL e aproveitou para apresentar o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Lucas Pontes, aos presentes na reunião. Na sequência, foi aberto o momento para eleger o vice-presidente e, por unanimidade, o representante das federações do esporte amador, Jadson Lira, foi escolhido pelos conselheiros.
"Este foi um momento de resgate dessa ferramenta de política pública. O recomeço do Conselho fortalece e cria vínculo com toda comunidade esportiva, ainda mais em um momento difícil como este. Aqui, todos os conselheiros podem colocar em debate questões gerais e específicas para que o esporte em Maceió possa ter um ambiente correto e saudável depois do período de isolamento social", declarou Galvão.
O secretário-adjunto Lucas Pontes informou aos conselheiros os eventos esportivos que Maceió deixou de sediar por conta da pandemia, como o IronMan 70.3, que foi cancelado e tinha previsão para acontecer pela terceira vez consecutiva na capital alagoana, em agosto. O gestor destacou também a reformulação dos projetos presenciais da Semtel, que passou a ofertar atividades físicas online diariamente, por meio do projeto Esporte e Lazer em Casa.
Outro exemplo de criatividade da Prefeitura de Maceió na adaptação ao momento de distanciamento social, foi o sucesso da e-Copa Maceió Solidária. A competição de futebol virtual teve o objetivo de arrecadar cestas básicas para os profissionais autônomos da educação física, afetados pela pandemia. Entre doações e valor de inscrições revertidos em alimentos, foram arrecadados cerca de meia tonelada de donativos não-perecíveis.
Para continuar o planejamento do plano de retomada das atividades presenciais, o Conselho deverá aumentar a frequência de reuniões. Outro passo neste protocolo deverá ser dado em um novo encontro marcado, a princípio, para o dia 27 de julho. O alinhamento das questões técnicas que envolvem o retorno do esporte na capital alagoana terá como base, também, os documentos elaborados pelas Confederações Brasileiras e Internacionais de algumas modalidades esportivas executadas pela população maceioense.
Criado em 06 de janeiro de 2000 pela Lei Nº 4.930, o Conselho passou mais de 17 anos desativado e foi retomado pelo prefeito Rui Palmeira em junho de 2018. Ao lado da Semtel, o CMEL objetiva formular políticas públicas e programar ações destinadas ao fortalecimento das atividades esportivas e de lazer em Maceió.
Personal trainers autorizados
Recentemente, a Prefeitura de Maceió autorizou a retomada da atuação dos profissionais da educação física, desde que atendam um aluno por vez, com hora marcada e em locais privados (residências e estúdios). Além disso, é necessária a utilização de equipamentos de proteção individual, respeitando os cuidados com a higienização já protocolados pelos órgãos de saúde.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas