Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

ASA abre mata-mata da Série D visitando o Afogados, no interior pernambucano

Na fase mais decisiva da competição, Alvinegro tem a vantagem de decidir em casa, mas precisa de bom resultado fora de casa

É agora ou nunca! Neste sábado (23), às 15 horas, o ASA entra em campo para competir no seu primeiro mata-mata da Série D 2022. O Alvinegro enfrenta o Afogados, no Estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira-PE, pelo jogo de ida da 2ª fase do torneio. Ao todo, as equipes precisam passar por seis jogos para subirem de divisão. Mesmo sem o benefício do gol fora, o Fantasma tenta abrir vantagem para se aproximar da próxima fase e do acesso para a Série C do Brasileiro.

Cenário

Leia também

Na 1ª fase, o Gigante viveu altos e baixos, mas conseguiu terminar em primeiro no Grupo 4, com 25 pontos. A posição, inclusive, permitiu a vantagem para o ASA, que decide a 2ª fase em Arapiraca. O momento é muito bom: são três vitórias nas últimas cinco partidas e um grande desempenho sob o comando do técnico Jota. A última vitória foi imponente, por 3 a 0, sobre o Atlético de Alagoinhas.

Apesar de ter avançado na 4ª posição do Grupo 3, com 22 pontos, a fase do Afogados também é muito boa. Após passar sufoco para classificar, a Coruja aplicou duas goleadas gigantescas, nas duas últimas rodadas. A primeira, 5 a 2, fora de casa sobre o Icasa. A última, 7 a 0 sobre o São Paulo Crystal, que definiu a classificação para o mata-mata.

ASA

O ASA já soma cinco anos desde o rebaixamento para a Série C. Porém, durante todo esse tempo, a torcida nunca esteve tão confiante como atualmente. Além da campanha primorosa no grupo da morte, a equipe precisa apenas de seis bons jogos para conseguir o tão sonhado acesso. Entretanto, ainda há muito trabalho a ser feito.

Pelo menos nos bastidores, este trabalho vem sendo executado. Nessa semana, o Fantasma fechou duas contratações importantes, que prometem brigar por uma vaga no time titular. O primeiro anunciado foi o lateral esquerdo Thallyson, que treina com o grupo há alguns dias. Já o segundo, não menos importante, foi o meia Didira, que está de volta após sete anos longe. Ambos já estão regularizados e disponíveis para Jota.


				
					ASA abre mata-mata da Série D visitando o Afogados, no interior pernambucano
Já regularizado, Didira pode fazer sua reestreia com a camisa do Alvinegro. Ailton Cruz

Quem também volta é o meia Roger Gaúcho, após cumprir suspensão. Além disso, Júnior Viçosa e Cris Lucca também retornam e devem recuperar suas respectivas vagas na equipe titular, nos lugares de Xande e Brumati, respectivamente. O principal desfalque é Alysson Dutra, que deve ser substituído por Assis ou Thallyson.

A principal dúvida é quem deverá jogar no ataque. Com Didira virando opção viável para o time titular, a trinca ofensiva deve ser formada por Viçosa, Feijão e Roger Gaúcho. Porém, Ermínio também disputa uma vaga, após ótimas atuações nas últimas partidas. No meio de boas dores de cabeça, a escalação alvinegra deve ser: Renan Rinaldi; Michel Tiago, Benne, Brumati e Assis (Thallyson); Zé Wilson, Colina (Jorginho) e Didira; Ermínio (Roger Gaúcho), Anderson Feijão e Júnior Viçosa.

AFOGADOS

De uma rodada para a outra, as esperanças de acesso do Afogados aumentaram. Em uma crescente nacional desde 2020, o clube pernambucano vê a Série D de 2022 como uma oportunidade de ouro. Principalmente porque o Tricolor de Pajeú não tem vaga garantida para a Série D do próximo ano. Com isso, para manter o calendário ano que vem, o acesso é indispensável.

No comando técnico, o experiente Ito Roque fez um trabalho invejável, com um poder de reação gigante. Uma das principais armas da Coruja é o forte ataque, que já balançou as redes 23 vezes. Responsável por boa parte desses gols, o atacante Anderson Chaves é o 4º na artilharia da Série D, com oito tentos. Na defesa, o clube se reforçou com a contratação do goleiro Wallef, que é ídolo da torcida.


				
					ASA abre mata-mata da Série D visitando o Afogados, no interior pernambucano
Anderson Chaves tem papel fundamental, como principal atleta do Afogados. Rafael Vieira / FPF

Enquanto isso, o zagueiro Félix e o meia Weverton seguem no Departamento Médico e são dúvidas para o embate. Contudo, Ito Roque tem grandes chances de repetir a escalação dos últimos dois jogos. Com isso, a provável formação do Afogados é: Léo (Wallef); Toninho Paraíba, Airton Júnior, Guilherme e Mattheus Silva; Dim, Nunes, Roberto e Renezinho; Matheusinho e Anderson Chaves.

Arbitragem

Uma novidade no mata-mata da Série D é que toda a equipe de arbitragem será de um estado diferente das equipes que jogam. Com isso, Ivan da Silva Guimarães Junior (CBF/AM) apita o embate. Marcos Santos Vieira (CBF/AM) e Uesclei Regison Pereira dos Santos (CBF/AM) serão os bandeirinhas. Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (CBF/PE) será o quarto árbitro. Nesta fase, ainda não há presença do VAR.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X