Nesta quarta-feira (14), CSA e Goiás voltarão a se enfrentar pela primeira vez desde 2019. O confronto, apesar de acontecer com frequência apenas nos últimos anos, já se tornou decisivo, acontecendo em duas divisões diferentes e com equilíbrio nos números.
No histórico, constam apenas cinco partidas entre Série B 2018, onde as equipes subiram juntas, Série A 2019 e pelo Brasileirão de 1974. Nos cinco jogos que realizaram, o Goiás conseguiu três vitórias, contras duas do CSA. O duelo jamais teve um empate em sua curta história.
Leia também
Em 74, os times se encontraram pelo Grupo B da competição, e o Esmeraldino teve a maior vitória do confronto: 4 a 0. Naquela competição, o CSA foi lanterna do grupo com apenas quatro pontos, já o time goiano passou de fase e só foi eliminado na segunda fase.
Série B 2018
A segundona de 2018 está marcada nos corações de azulinos e alviverdes. Naquela temporada, ambas as equipes conseguiram o acesso para a Série A. E foi justamente na rodada inaugural da Série B 2018 que o CSA conseguiu sua primeira vitória no confronto com o Goiás. Jogando em Maceió, o Azulão venceu a partida por 2 a 1, com gols de Michel Douglas e Niltinho, dando início à arranca rumo ao acesso.
No returno, a história foi bem diferente. O Goiás já estava em sua retomada em busca do acesso, e em Goiânia bateu o CSA por 3 a 0. O time não perdia a incríveis 10 rodadas. Na ocasião, o técnico esmeraldino era Ney Franco, hoje no Azulão.
Série A 2019
Já que as equipes subiram juntas, evidentemente se enfrentaram na Série A do ano seguinte. E a primeira partida, no Rei Pelé, foi marcante para os torcedores azulinos. Em partida válida pela 6ª rodada, o CSA venceu o Goiás por 1 a 0 com gol do meia Maranhão, sendo ali, a primeira vitória do Azulão na história da Série A de pontos corridos.

No returno, a situação foi parecida, mas em favor dos goianos. Jogando no Serra Dourada, o Goiás venceu por 1 a 0 com gol de Michael, hoje no Flamengo. Vitória foi importante para o Esmaraldino arrancar e se livrar da queda, mas para o CSA foi prejudicial na luta contra o rebaixamento.
Nesta quarta, (14) CSA e Goiás se reencontrarão no Estádio Rei Pelé. O Azulão tentará manter os 100% dentro de casa contra os goianos e igualar o número de vitórias no retrospecto. A partida acontece às 19h.