Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES

Juíza solicita tropas federais para três municípios de Alagoas

Pedido para Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte será analisado pelo TRE; magistrada destaca "históricos embates, muitos deles manchados de sangue"

A juíza Marina Gurgel da Costa, da 29ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) o envio de tropas federais para a região antes e durante as eleições de 02 de outubro. O pedido será analisado pelo Pleno do TRE/AL e, caso os desembargadores eleitorais alagoanos julguem o pleito justo, o pedido será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autoriza ou não o envio das tropas.

Na solicitação, a juíza Marina Gurgel da Costa salienta que a presença do Exército na 29ª Zona Eleitoral é de fundamental importância para a prevenção dos crimes eleitorais e para assegurar o regular andamento do processo eleitoral, visto que a região não possui suporte suficiente de efetivo das polícias Civil e Militar.

Leia também

"A comarca de Batalha, já conhecida no Estado pelos intensos e históricos embates políticos, muitos deles com manchas de sangue, sempre contou com o auxílio do Exército durante as Eleições, como forma de se garantir a ordem pública e o bom trabalho durante as eleições. E este quadro continua inalterado até hoje", afirmou a magistrada.

No documento encaminhado à Presidência do TRE/AL, a juíza eleitoral narra que famílias conhecidas na região como inimigas declaradas costumam ser extremamente violentas e portar armas de fogo. "A verdade é que o clima está muito tenso. Sinto que os eleitores estão acuados e sem liberdade para expressar suas ideias e preferências, comprometendo o exercício pleno e independente do direito ao voto", enfatizou.

Para evidenciar o clima na região, a magistrada ainda narra que tem observado "diversas pessoas - de Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte - transitando armadas pelas vias públicas em pleno dia, e sem qualquer porte, fruto de uma cultura já antiga, o que vem causando intensa inquietação e insegurança na população local". "E, no período eleitoral, o risco de um confronto direto entre partidos rivais é certo, com grandes chances de desde confronto resultar em mortes", emendou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas