Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Vagner Paes destaca trabalho à frente da presidência da OAB e defende advocacia inclusiva

Candidato à reeleição participou de sabatina na Central Gazeta de Notícias; confira como foi!


			
				Vagner Paes destaca trabalho à frente da presidência da OAB e defende advocacia inclusiva
Vagner Paes. Foto: Ailton Cruz

O advogado Vagner Paes, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL) e candidato à reeleição, foi o primeiro a ser sabatinado na Central Gazeta de Notícias. O encontro ocorreu na noite desta terça-feira (5) e foi mediado pelos apresentadores Marcos Rodrigues e Wyderlan Araújo. Durante a sabatina, Vagner destacou as ações realizadas no primeiro triênio à frente da presidência da Ordem e reafirmou seu compromisso com uma advocacia inclusiva, além de apresentar novas propostas.

Vagner, que lidera a chapa "OAB + Arretada" e tem como vice a advogada Cláudia Medeiros – conselheira federal da Ordem e agora candidata a vice-presidente –, iniciou a sabatina lembrando que, ao ser eleito presidente, uma de suas principais responsabilidades foi aproximar a advocacia da base e construir apoio em diversas regiões de Maceió. Sua gestão revitalizou a sede da OAB em Jacarecica e inaugurou novas salas na Polícia Federal, na Central de Flagrantes, entre outros locais.

Leia também

“Construímos uma estrutura de trabalho e apoio para a advocacia no Benedito Bentes, por exemplo. Foi a primeira obra da nossa gestão, para mostrar que a administração seria disruptiva, não só em relação às questões tecnológicas, mas também no sentido de desbravar novos horizontes para a advocacia, sempre com acolhimento, responsabilidade e inclusão. E foi isso que fizemos”, afirmou.

Vagner também destacou o foco da gestão no trabalho “porta a porta”. “Visitamos muitos escritórios, inclusive os menores, mas com profissionais de grande competência e honestidade. Isso nos dá energia para seguir em frente e oferecer serviços cada vez melhores à advocacia alagoana e à sociedade. Falo muito sobre o papel da Ordem na sociedade e acredito que temos muito a contribuir. O que fizemos até aqui nos enche de orgulho”, defendeu.

Em seguida, ele abordou o indeferimento de sua candidatura, solicitado por sua concorrente Lavínia Cavalcanti, que lidera a chapa "Coragem para Renovar a Ordem", com Gabriela Holanda como candidata a vice-presidente. “Não é de agora que ela tenta questionar a intimidade do processo e determinadas condutas. Enfim, é mais uma atitude dela, fruto do desespero, porque não conseguiu alcançar seus objetivos”, explicou.

Caixa de Assistência dos Advogados

Na sabatina, Paes ressaltou os benefícios que a Caixa de Assistência dos Advogados tem proporcionado aos profissionais da área, entre eles o atendimento médico, com consultas gratuitas em várias especialidades. “Quem tem menos de 30 anos de advocacia não sabe o que é isso”, comentou.

“Hoje, temos 22 mil advogados inscritos. E, com muita criatividade e engenhosidade, conseguimos montar uma estrutura que oferece especialidades como cardiologia, ortopedia, ginecologia, clínico geral, ortodontia e psicologia. E isso é só o começo”, pontuou ao falar sobre a rede de saúde oferecida.

Parte acadêmica

Paes destacou que sua gestão valoriza estudantes, docentes e instituições. “Analisamos o corpo docente e a valorização dos professores, o que é muito importante. Introduzimos critérios de inclusão, como o critério de acessibilidade. As faculdades estão atendendo à questão da acessibilidade para estudantes com deficiência, o que é essencial para a OAB. Critérios como iniciação científica e núcleo de prática jurídica sempre me incomodaram. Nós falamos: não podemos ter núcleo de prática jurídica em faculdades que ensinem apenas a relação consumerista. Isso não prepara o advogado para a vida profissional. Ele precisa estar pronto para atuar no Supremo, para o máximo. E, se não alcançar o máximo, não estará preparado para tudo. Portanto, precisamos de núcleos de prática jurídica que abordem diversos temas, inclusive gestão de escritório e empreendedorismo, que foi outro foco forte da nossa gestão”, afirmou.

Apoio financeiro da Prefeitura de Maceió e do Governo de Alagoas

Vagner também falou sobre os apoios financeiros que a OAB tem recebido da Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado. “Recebemos apoio do município de Maceió, do Governo do Estado, e conseguimos arrecadar com o Sebrae Nacional, a Federação das Indústrias e empresas privadas. Essa foi uma marca singular da nossa gestão. Conseguimos mostrar que, ao expandir a Ordem, principalmente com trabalhos sociais, valorizamos nossa marca, fortalecemos a democracia e atraímos o interesse de instituições públicas e privadas. É um motivo de orgulho receber tanto apoio”, pontuou.

Contraturno escolar e iniciativas sociais

Na oportunidade, Paes também falou sobre o trabalho do contraturno escolar realizado por advogados. “No período da tarde, usamos o espaço de lazer da OAB para receber crianças e oferecemos palestras e exibição de filmes, promovendo interação. E tudo é gratuito. Nenhum advogado ou membro de comissão recebe pagamento para acompanhar as crianças ou doar seu tempo.”

Farmácia dentro da sede

Paes revelou sua intenção de instalar uma farmácia dentro da sede da OAB, com descontos para os membros. “Se conseguirmos um desconto de 30% a 40% para aqueles que estão enfrentando dificuldades financeiras, já será uma grande ajuda. Sabemos que, com o tempo, os custos aumentam – plano de saúde, medicamentos. Então, qualquer benefício que possamos oferecer à advocacia será muito positivo”, destacou.

Participação feminina e diversidade na OAB

Vagner também enfatizou a participação feminina na OAB Alagoas, destacando que 50% de todos os cargos na Ordem são ocupados por mulheres. “Isso é fruto do trabalho delas e da importância que têm nas pautas de demanda social”, afirmou.

Ele ainda mencionou a implementação da política de cotas no processo eleitoral dos tribunais. “Implementamos a política de cotas para o quinto constitucional. Nos processos de eleição, haverá obrigatoriamente três homens e três mulheres. Além disso, pelo menos um negro e uma mulher negra integrarão a lista para o Tribunal de Justiça, que depois segue para o governador. Isso amplia a participação das mulheres e da diversidade nos tribunais”, explicou.


			
				Vagner Paes destaca trabalho à frente da presidência da OAB e defende advocacia inclusiva
Sabatina ocorreu nesta terça, 5. Foto: Ailton Cruz

Defesa das minorias e inclusão

Paes também defendeu sua atuação em favor das minorias. “Recebemos, esta semana, uma carta de pais de crianças com deficiência, com propostas para melhorar a acessibilidade. Já temos um trabalho contínuo com a Comissão de Pessoas com Deficiência. Além disso, recebemos uma carta do movimento LGBT, com sugestões que respeitam o lugar de fala de cada grupo. Nessa gestão, criamos o ‘Selo da Diversidade’, que é dado a empresas que respeitam a diversidade e incluem essas pautas em suas políticas institucionais. Vamos continuar avançando nessas questões.”

União da advocacia pública e privada

Por fim, Paes destacou a união da advocacia pública e privada. “Há espaço para todos. O sol nasce para todos, e há lugar para todos no mercado. A Advocacia Pública Federal tem enfrentado várias lutas, como o respeito aos honorários. A Advocacia Pública Estadual também está envolvida em um grande projeto de fortalecimento da advocacia. As procuradorias municipais, estaduais e federais, juntamente com suas respectivas associações, estão unidas nesse esforço.”

Considerações finais

Em suas considerações finais, Paes pediu o apoio dos advogados, destacando a força da advocacia em Alagoas. “Quero pedir o apoio da Advocacia Alagoana, que acredita nessa nova forma de gestão democrática, aberta para todos. A Advocacia Arretada tem a força pujante do nosso Nordeste e de tantos grandes advogados e advogadas. Se você acredita nesse projeto, vote na Chapa 1. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitos colegas e de muitos cidadãos brasileiros e alagoanos. Vamos fazer a OAB ainda mais arretada. E no dia 19 de novembro, vote Chapa 1.”

As eleições ocorrerão no dia 19 de novembro. Pela primeira vez, serão realizadas de forma online, com o objetivo de facilitar a participação dos membros da classe, que poderão exercer o direito de voto de qualquer lugar onde estiverem.

Nesta quarta-feira (6), é a vez de Lavínia Cavalcanti ser sabatinada, a partir das 20h, e o evento poderá ser acompanhado pela TV Gazeta News (canal 525 Net/Claro), pelo YouTube (canal Gazeta News AL) e pelo portal Gazetaweb.com.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X