
No Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, o Sistema Fiea reafirma seu papel como motor do desenvolvimento industrial em Alagoas, com foco na educação, inovação, saúde e segurança. Formado pela Fiea, Senai, Sesi e IEL, o sistema atua de forma integrada.
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), como articuladora institucional, fortalece o setor com dados estratégicos, promove diálogos e apoia políticas públicas e investimentos em áreas estratégicas. “A gente trabalha todos os dias para tornar a indústria mais competitiva, moderna e sustentável, garantindo a geração de riquezas, com emprego e renda para transformar a realidade do nosso estado”, disse o presidente da instituição, José Carlos Lyra de Andrade.
Leia também
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é referência em formação profissional e inovação tecnológica. Com unidades espalhadas em Maceió e Arapiraca, e unidades móveis que percorrem o estado, em 2024, o Senai capacitou 14.470 pessoas. Além disso, apoia empresas em projetos de tecnologia.
O Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) promove saúde e segurança nas empresas, além das clínicas para os trabalhadores, seus dependentes e a comunidade. Na educação, as Escolas Sesi/Senai e Sesi de Referência formam alunos para o mundo do trabalho.
O IEL insere os jovens no mercado de trabalho e leva especialistas para dentro das empresas, gerando inovação real. Além disso, promove capacitações empresariais, pesquisas e inovação.