Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Pesquisadores da Ufal estreiam espetáculo online sobre Graciliano Ramos neste sábado (2)

Grupo adaptou a obra do escritor alagoano dentro de um ano de estudos sobre o método russo de teatro

O Laboratório de Estudos e Pesquisas de Processos de Encenação da Universidade Federal de Alagoas (LEPPE/UFAL) estreia, neste sábado (2), às 20 horas, o espetáculo "Fricções", fruto de mais de um ano de pesquisa através do projeto: “A Técnica de Inventividade por Meio de Études e da Atmosfera Cênica: Na Revisitação de Literatura de Graciliano Ramos”, vinculado ao Programa de Bolsas para Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). A estreia poderá ser acessada no canal do youtube do Laboratório, onde também já está disponível um mini documentário sobre as reflexões do processo.

Cinco pesquisadores, coordenados pela professora Dra. Carla Antonello, se dedicaram a investigar as aplicações do método de Étude, um processo de improvisações experimentais, desenvolvido pelo pesquisador russo Konstantin Stanislavski. No processo, a equipe estudou a obra do escritor alagoano, adaptando quatro de suas histórias em cena – Caetés, Infância, Angustia e Insônia.

Leia também

"Quando iniciei a proposta não priorizava a criação de um espetáculo teatral. Mas, no decorrer do processo, e com as inquietações dos integrantes, começamos a aprofundar um estudo sobre a identidade alagoana", revela a diretora.

"Participar de congressos e seminários levando o que desenvolvemos foi muito gratificante. Me senti imensamente feliz e motivada a continuar estudando sobre o método de Stanislávski e seus desdobramentos. A estreia e debate das cenas apresentadas vai ser muito valioso para nosso caminhar artístico. Além do mais, apresentar em eventos da UFBA e da USP foi um sonho realizado", conta ainda Angélica Louise, atriz e pesquisadora do projeto.

O grupo ainda pretende seguir junto, elaborando novos projetos de pesquisa dentro da tradição russa de teatro, objeto de estudo da coordenadora. Com "Fricções", eles ainda pretendem levar o espetáculo para o palco físico, e foram convidados a apresentar em Palmeira dos Índios, cidade onde Graciliano foi prefeito, e que realiza um evento anual sobre o autor.

A diretora se diz realizada pelos resultados e potencias do processo. "Esse estudo conseguiu aprofundar ainda mais questões não respondidas em projetos anteriores, e tivemos resultados significativos para desenvolver uma metodologia de processo de criação a partir dos estudos de Stanislaviski", afirmou Antonello.

O elenco é composto pelos atores/pesquisadores: Anne Luz, Angélica Louise, Paloma Ponttes, James Almeida e Lucas Rocha. O título da peça foi inspirado no estudo do texto “Fricções Graciliânicas” de Aloísio Nunes, in memorian ao professor do curso de Comunicação Social da Ufal.

SERVIÇO:

O que: Estreia online do espetáculo "Fricções"

Onde: No canal do Youtube do LEPPE

Quando: 2 de outubro, às 20h

Mais informações: @leppelaboratorio

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas