Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Inscrições para o Circuito Cinema de Penedo 2019 já estão abertas

Cineastas alagoanos já podem inscrever seus projetos para participar do maior festival audiovisual alagoano

Os cineastas alagoanos já podem se inscrever para o maior evento audiovisual do estado. O Circuito Cinema de Penedo deste ano abre suas inscrições online para as mostras competitivas e não competitivas a partir desta sexta-feira (31). Os vencedores das mostras competitivas poderão faturar prêmios de até R$ 10 mil em dinheiro.

Todas as informações serão veiculadas por meio de um edital lançado nosite oficial do evento.Este ano, o circuito acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 26 de julho.

Leia também

A novidade deste ano é a participação, por parte dos realizadores, nas competições programadas para o evento, que poderão inscrever seus filmes curta-metragem nas mostras não competitivas de cinema infantil.

No ano passado, a novidade da vez foi a possibilidade de votação por parte do público por meio de um sistema de votação online, feito por um aplicativo criado especialmente para o evento.

Na edição anterior, o filme "À Espera", dos alagoanos Nivaldo Vasconcelos e Sônia André, foi eleito como melhor filme pelos dois júris [especializado e popular] do 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas.

O evento

O Circuito Penedo é composto por três festivais: o 12º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo é aberto a todos os realizadores brasileiros e aceita, para a competição, filmes em curta-metragem. No 9º Festival de Cinema Universitário de Alagoas podem ser inscritos curtas-metragens produzidos nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de cinema de todo o país. Já a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que está em sua 6ª edição, recebe curtas com temática ambiental e socioambiental.

Vários eventos consagrados do cinema alagoano compõem o Circuito Penedo, que movimenta a cidade histórica e atrai, anualmente, centenas de produtores e amantes da sétima arte de todo o Brasil para as margens do Rio São Francisco.

Além das mostras competitivas, o circuito traz as Mostras Não Competitivas de Cinema Infantil, de longas-metragens nacionais e a retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Durante sete dias, também são realizadas oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.

Todas as atividades são gratuitas, com livre acesso do público, e acontecem num galpão refrigerado de 800m², com carpete, tapete vermelho e uma tela de projeção de 9x3 metros: um grande cinema em plena praça 12 de Abril, no Centro Histórico de Penedo.

O Circuito Penedo de Cinema é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais (IECPS), da Universidade Federal de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura.

*Com Secult

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas