Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COPA DO MUNDO 2022

Veja como clima do Catar impacta saúde dos jogadores

Durante esta semana, cinco jogadores da seleção brasileira já relataram queixas de viroses e mal-estar

Além das disputas com os times adversários, os jogadores brasileiros na Copa do Mundo estão encarando uma competição desafiadora contra sintomas gripais. Durante esta semana, cinco jogadores – os atacantes Neymar, Antony e Vini Jr., o meia Paquetá e o goleiro Alisson – já relataram queixas de viroses e mal-estar.

Um dos motivos que explica o aparecimento de problemas de saúde dessa natureza entre os jogadores é a mudança brusca de temperatura. No Catar, por causa do clima desértico, os ambientes tendem a ser climatizados com ar-condicionado. Quando os jogadores saem do hotel ou do ônibus, eles se deparam com um choque térmico, que pode atrapalhar o funcionamento do organismo.

Leia também

De acordo com o otorrinolaringologista Stênio Ponte, quando não há um tempo adequado de adaptação ao clima, a tendência é que as pessoas passem por queda de imunidade. Isso se explica porque, para manter a homeostase (equilíbrio da temperatura ambiente com a corporal), o organismo gasta mais energia do que o normal.

Estresse no organismo

Sem o período de adaptação, o corpo deixa de trabalhar de maneira rotineira e passa a liberar mais suor e a desidratar as mucosas. Essa ação é ainda mais forte nos atletas ou em pessoas sob situações de treino e estresse muscular constante, pois o corpo divide os esforços de homeostase com os que são necessários ao desempenho físico.

“Os efeitos do choque térmico causado pelas mudanças bruscas de temperatura são a liberação de mais suor, vontade frequente de urinar, mucosas mais ressecadas, sangramentos nasais, rinite e outras alergias”, destaca o médico.

Além disso, a mucosa respiratória também fica fragilizada em situações de variações bruscas de temperatura. Isso também facilita a ação de agentes infecciosos como os vírus da gripe e da Covid-19.

Para o médico, é importante seguir recomendações como aumentar o consumo de líquidos para eliminar toxinas do corpo e manter o muco do trato respiratório mais fluído. Também é necessário evitar ao máximo os choques térmicos para garantir o mínimo de estresse possível do organismo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas