Estudantes de AL são premiados na Febrace 2021

Um dos projetos foi escolhido para a categoria "Destaque Unidades da Federação"

Duas escolas de Alagoas tiveram dois projetos premiados na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A cerimônia foi transmitida pelo YouTube no último sábado (27). O primeiro projeto foi da escola SESI de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes, de Maceió, e foi desenvolvido pelos estudantes Eduardo Mamedes Martiniano Monteiro, Jayane Milena Tavares Melo e Jhonata Augusto Silva. O segundo é da Escola Estadual Prof. Arthur Ramos, da cidade do Pilar, e envolveu também três estudantes: Thawane Silva Santos, Maria Izabel da Silva e Mikaely Vitória dos Santos Silva.

A Febrace é a principal mostra nacional de projetos de Ciências e Engenharia do ensino fundamental, médio e técnico do país.

Um dos projetos, intitulados "Placas em Braille sustentáveis", foi escolhido para a categoria "Destaque Unidades da Federação". Outro é o projeto "Slimp - produtos de limpeza sustentáveis utilizando a folha de bananeira", que ganhou o Prêmio Marília Chaves Peixoto.

Esta edição da Febrace contou com a participação de 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes, sob a orientação de 482 professores, de 295 escolas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A avaliação dos finalistas foi feita por meio da plataforma Zoom. Dividida em dois turnos, com até dez salas simultâneas. Cada avaliação envolveu um mediador, pesquisadores, especialistas e os estudantes finalistas, cada um em sua localidade, mantendo o isolamento físico necessário. No total, foram realizadas 4.170 avaliações.