Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Estudante de Feliz Deserto representa Alagoas no concurso Jovem Senador 2022

Rhilary Kevinny, de 16 anos, irá a Brasília conhecer a rotina do legislativo e poderá apresentar propostas para melhorar o Brasil

A semana começou com festa, nesta segunda-feira (9), na Escola Estadual Senador Arnon de Mello, em Feliz Deserto, no Litoral Sul de Alagoas. É de lá a estudante Rhilary Kevinny Martins Feitosa, de 16 anos, vencedora alagoana do concurso Jovem Senador de 2022. Ela foi selecionada para vivenciar o processo legislativo no Senado e poderá até apresentar propostas para melhorar o Brasil.

Rhilary é estudante do 2º ano do Ensino Médio e produziu uma redação com o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Após ser selecionada, ela contou que a família inteira está vibrando com a oportunidade. Na escola, ela virou o assunto principal.

“A expectativa é alta, eu tô realmente muito feliz, não esperava essa oportunidade e vou aproveitar cada instante”, disse a jovem, que já pensa nas propostas que levará ao Senado Federal. “Estou pensando, mas ainda não defini essas propostas, pois quero sentar com a professora antes para conversar. Como acabou de sair a notícia da premiação, ainda não sentamos para discutir”, completou.

A professora em questão é Jéssica Melo de Oliveira, que ministra aulas de Língua Portuguesa na escola estadual. Foi a professora Jéssica quem convenceu Rhilary a participar do concurso nacional e orientou a produção da redação. "Ela me chamou, falou sobre o tema e perguntou se eu poderia escrever uma redação sobre o assunto. Só depois ela me falou que seria para o concurso. Eu fiquei muito feliz", contou Rhilary.

Os estudantes vencedores e os professores-orientadores das redações escolhidas, todos de escolas públicas, viajarão a Brasília no período de 27 de junho a 1º de julho, quando passarão pelo processo de discussão e elaboração das sugestões de leis, na chamada "Semana de Vivência Legislativa" do programa. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídas, cada jovem senador ganhará um notebook como prêmio. A professora-orientadora também será premiada com o equipamento.

Artigos Relacionados

Jovem Senador 2022

Depois de dois anos suspenso, por conta da pandemia do novo coronavírus, o concurso Jovem Senador volta em 2022, com a mesma proposta de incentivar os jovens selecionados a simularem a atuação dos senadores da República, em uma legislatura com quatro dias de duração. A tarefa começa com a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários) e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa.

Este ano, dos 27 estudantes escolhidos, 19 são do sexo feminino e a faixa etária varia entre 14 e 18 anos, sendo que as idades de 16 e 17 anos correspondem a 20 alunos. O 3º ano do Ensino Médio é a série com mais estudantes contemplados, com 16 do total de vencedores. A grande maioria dos escolhidos vem de cidades do interior: são 22 contra cinco residentes em capitais. O resultado do concurso foi anunciado na sexta-feira (6), em um podcast transmitido pela Rádio Senado.

“O projeto é importante porque nos incentiva a participar e conhecer como se fazem as leis no Brasil, né? Eu estou muito interessada em aprender e entender tudo", finalizou a estudante.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas