Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Veja como está o único astronauta da missão Apollo 11 a não pisar na Lua

Michael Collins, um dos pioneiros da missão Apollo 11, visitou o lugar a convite da Nasa; Buzz Aldrin cancelou a presença

Michael Collins, um dos três integrantes da missão Apollo 11, visitou nesta quarta-feira (17) o centro de lançamento de Cabo Canaveral, na Flórida, de onde há 50 anos partiu com Neil Armstrong e Buzz Aldrin em direção à Lua.

"É maravilhoso estar de volta," disse à AP o piloto de 88 anos. "Mas agora é diferente. Eu queria poder fazer uma pergunta ao Neil, ou conversar com o Buzz Aldrin, mas desta vez estou aqui sozinho", diz.

Leia também

Armstrong faleceu em agosto de 2012 e Aldrin, que tem 89 anos, cancelou a visita. Os dois pisaram em solo lunar na missão de 1969. Collins permaneceu todo o tempo em órbita.

"A Apollo 11 foi uma coisa séria. Nós da tripulação sentimos o peso do mundo em nossos ombros. Todos os olhos estavam voltados para nós, queríamos ser os melhores possíveis", lembra.

Enquanto seus colegas caminhavam sobre a superfície lunar recolhendo materiais para estudo, Collins foi o responsável por manter o controle da aeronave que orbitava ao redor da Lua para assegurar o retorno dos pioneiros à Terra.

De volta ao planeta, o piloto abandonou a carreira na Nasa para trabalhar na Casa Branca em 1970. Depois desta investida na política, Collins dirigiu o Museu Smithsonian de Washington e abriu uma consultoria aeroespacial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas