Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

'Precisa acabar com os criadouros', afirma bióloga sobre luta contra Aedes

Capacidade de adaptação é destacada: 'Mosquito pode viver até 450 dias'. Especialista de Itapetininga (SP) explica evolução recente de pernilongo

A alta capacidade de adaptação e o surto de zika vírus e chikungunya em todo o país desde o ano passado gera preocupação à bióloga Vanessa Mendes, de Itapetininga (SP). Segundo a especialista, "precisamos acabar com os criadouros" para que a luta contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, traga bons resultados.

"Não pode haver lugar com água parada. Como ele tem um certo tempo de ciclo, precisa limpar o terreno ao menos uma vez por semana. O mosquito vive até 450 dias, então a hora que entrar em contato com a água pode ser que uma larva cresça no local", reforça a bióloga.

Leia também

Evolução

Para Vanessa o esforço para se proteger da dengue deve ser feito em conjunto. Ela explica que o mosquito pode depositar larvas nos lugares mais inesperados e, portanto, a atenção deve ser redobrada.

De acordo com a especialista, o Aedes aegypti dá mostras de que evoluiu. Nos últimos anos, o mosquito deixou de se reproduzir apenas em ambientes com água limpa parada e aprendeu a colocar ovos também em locais onde o líquido esteja contaminado. "A fêmea prefere a água limpa para a postagem. Mas, se ela não encontra água limpa os ovos são colocados em água suja com matéria orgânica. Parte das larvas morrem e outra vai sobreviver", finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas