Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Pesquisa sugere que musculação pode aumentar expectativa de vida

Exercício físico realizado com cargas pode prevenir morte por doenças cardiovasculares e cânceres quando aliado a atividades aeróbicas

A prática frequente de exercícios físicos é benéfica para a saúde geral do organismo, contribuindo para o controle da diabetes e da pressão sanguínea e aliviando sintomas de depressão e ansiedade, por exemplo. Mas pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, indicam que a musculação, em especial, pode aumentar a expectativa de vida, especialmente quando conciliada a exercícios aeróbicos.

O estudo observacional foi publicado no dia 27/9, na revista British Medical Journal, e contou com dados de quase 100 mil pessoas de 60 a 70 anos. Elas foram acompanhadas ao longo de 10 anos e deveriam preencher questionários anuais sobre a prática de exercícios físicos de musculação e aeróbicos.

Leia também

Na observação dos pesquisadores, pessoas que disseram levantar pesos uma ou duas vezes na semana sem realizar nenhum outro tipo de exercício tiveram uma queda de até 22% no risco de morrer precocemente por doenças, com exceção de câncer. Quem só realizava exercícios aeróbicos, por sua vez, tinha 34% menos chances de morte precoce.

Pessoas que praticavam os dois tipos de exercícios semanalmente apresentaram os melhores resultados, com risco até 47% menor em comparação aos sedentários.

“Os resultados são ainda mais importantes para mulheres, porque elas apresentaram mais benefícios com o levantamento de peso do que os homens. Para além do nosso estudo, percebemos que a musculação melhora também a massa muscular e torna os músculos mais saudáveis”, explica a professora de saúde e autora do artigo, Jessica Gorzelitz, na publicação.

A pesquisadora destacou ainda que os exercícios não somente aumentam a expectativa de vida, como também melhoram a qualidade dela. A equipe de estudiosos aponta que os resultados confirmam as recomendações do governo norte-americano para a realização de 150 minutos de exercícios moderados por semana.

Limitações

Apesar de o estudo observacional ter apresentado resultados positivos, ele apresenta diversas limitações. O grupo de Gorzelitz não conseguiu analisar a intensidade e outras características particulares dos exercícios de fortalecimento muscular. Outra restrição para conclusões foi o fato de a análise contar com pessoas mais velhas — os cientistas apontam que é preciso realizar mais análises com adultos mais jovem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas