Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Insuficiência cardíaca: cardiologista lista sinais e fatores de risco

Apesar de ser mais recorrente entre as pessoas de idade avançada, a condição também pode se desenvolver em outros momentos da vida

A insuficiência cardíaca é caracterizada quando o coração não consegue bombear sangue adequadamente para as necessidades diárias do corpo. Apesar de ser mais recorrente entre as pessoas de idade avançada, a condição também pode se desenvolver em outros momentos da vida, afetando pessoas mais jovens.

A cardiologista Gosia Wamil, da Mayo Clinic Healthcare de Londres, no Reino Unido, explica que, apesar de ser um problema que afeta o coração, a insuficiência pode ser prevenida e tratada.

Leia também

Confira quais são os sintomas e fatores de risco da insuficiência cardíaca

Fatores de risco

A doença é resultado de dois extremos possíveis: o músculo do coração ficar muito rígido, ou fraco. As duas situações comprometem a circulação, e o sangue pode acabar acabar se acumulando nas pernas, pulmões e em outros tecidos. A principal causa do problema é a doença arterial coronariana, mas hipertensão e diabetes também podem causar o enrijecimento do músculo cardíaco.

“Manter uma dieta saudável, tratar a obesidade, evitar o tabagismo e o fumo passivo, além de evitar a ingestão de bebidas alcóolicas, podem ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca”, diz a cardiologista.

Ela ainda aponta que a apneia do sono, medicamentos usados para tratar cânceres e infecções virais que danificam o músculo cardíaco podem agravar a situação.

Sintomas

Gosia destaca que inchaço no tornozelo, falta de ar, dor no peito, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares e fadiga durante a prática de exercícios físicos devem ser sinais de alerta para o paciente.

“Existem outros sintomas que as pessoas podem não associar à insuficiência cardíaca. Eles incluem tosse persistente, inchaço abdominal, rápido ganho de peso, náusea e falta de apetite. Indivíduos que têm qualquer um desses sinais devem entrar em contato com seu médico”, concluiu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas