Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Hemoal e Hemoar distribuem camisas para doadores participarem do Bloco Hemovida

Bloco vai desfilar durante o Pinto da Madrugada, neste sábado (30), a partir das 9h, com concentração no Hotel Enseada

Até esta sexta-feira (29), os voluntários que doarem sangue nos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) irão receber uma camisa que será o passaporte para participar do Bloco Hemovida. A agremiação - que leva às ruas a mensagem da importância de ser doador de sangue e medula óssea - irá desfilar neste sábado (30), às 9h, durante o Pinto da Madrugada, cuja concentração vai ocorrer em frente ao Hotel Enseada.

A iniciativa acontece em razão da Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval, iniciada na última segunda-feira (25), com o intuito de aumentar o estoque de sangue que está "baixíssimo", segundo a gerente do Hemoal, Verônica Guedes. Para se ter ideia, na manhã desta quinta-feira (29), o órgão, só contava com 46 bolsas de sangue, quando deveria contar com no mínimo 300.

Leia também

Onde Doar 

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.

Pré-requisitos para doar

É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Agendamento 

E os doadores que preferirem agendar suas doações, podem utilizar o aplicativo Doe +. Disponibilizado gratuitamente para celulares android, o aplicativo pode ser baixado pela plataforma Google Play, trazendo uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue. 

No entanto, a grande novidade do programa, é possibilitar que qualquer alagoano possa marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência do voluntário, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas