
Comemorado em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate é uma ótima oportunidade para apreciar um dos alimentos mais queridos do mundo — e de explorar seus benefícios para a saúde. No inverno, essa experiência pode ser ainda mais especial com uma xícara de chocolate quente, que une sabor, conforto e valor nutricional quando feita com os ingredientes certos.
O cacau é rico em flavonoides, magnésio, ferro, fibras e triptofano. Na combinação com o leite, agregam-se ainda proteínas de alto valor biológico, vitaminas A e D, do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e zinco. Para os intolerantes, há várias opções sem lactose, o que permite aproveitar a bebida sem restrições.
Leia também
Benefícios do chocolate quente
1. Comfort food
Além de aquecer o corpo, a bebida entra na lista de alimentos que evocam sensações de bem-estar e pode ajudar a aliviar o estresse e melhorar o humor, especialmente se consumida em momentos de pausa e relaxamento.
2. Sinergia entre nutrientes
A gordura do leite pode ser uma aliada para melhorar a absorção de certos compostos antioxidantes do cacau, como os flavonoides.
3. Ganho de energia e saciedade
Ao se juntar os carboidratos do leite com os do chocolate, mais as proteínas, o organismo recebe uma boa carga de energia e pode prolongar a sensação de saciedade.
4. Regeneração muscular
O leite com cacau é uma ótima fonte de proteínas, açúcares e eletrólitos. Essa combinação é benéfica para a reposição energética e recuperação dos músculos, principalmente após a prática de exercícios.
5. Versatilidade
A bebida pode ser incluída em diferentes dietas, variando o tipo de leite — inclusive o vegetal —, de preferência sem açúcar e com chocolate de alto teor de cacau, sem lactose e com um toque de especiarias como canela ou cúrcuma.
Veja a matéria completa em Metrópoles