Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Polícia busca nadadores dos EUA para mais depoimentos sobre assalto

Juíza ordenou apreensão dos passaportes de Ryan Lochte e James Feigen. Lochte, contudo, retornou para os Estados Unidos na última segunda-feira

A Polícia Civil procura os nadadores norte-americanos Ryan Lochte e James Feigen para esclarecer se ambos foram mesmo assaltados na madrugada de domingo (14), após saírem de uma festa no Rio de Janeiro. A juíza Keyla Blanc De Cnop, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, determinou que os passaportes dos dois atletas fossem apreendidos e os proibiu de deixar o Brasil.

Em sua decisão, a magistrada assinala que foram identificadas contradições nos depoimentos prestados pelos nadadores. Ryan Lochte disse à polícia que ele, Feigen e os também nadadores olímpicos Gunnar Bentz e Jack Conger estavam num táxi quando foram rendidos por um bando armado, que exigiu o dinheiro que ele tinha - cerca de 400 dólares. Já Feigen afirmou que apenas um dos criminosos estava armado.

Leia também

Nesta quarta-feira (17), agentes estiveram na Vila dos Atletas para apreender os passaportes dos americanos, mas nenhum dos dois foi encontrado: segundo a Polícia Federal, Lochte já voltou para os Estados Unidos.

Em entrevista à rede americana NBC, Lochte contou que os assaltantes mostraram distintivos e obrigaram o grupo a deitar no chão. Os criminosos teriam então roubado o dinheiro e a carteira dele, mas deixaram a credencial e o celular, fato que os investigadores estranharam.

Instigados a dar mais detalhes do assalto, Feigen e Lochte disseram que não se lembravam porque estavam muito bêbados após deixarem a festa. Os agentes ainda procuram o taxista que teria levado os nadadores da Lagoa à Vila Olímpica. A polícia tem as imagens de um posto de gasolina e busca registros de câmeras de segurança que ficam no trajeto.

Vídeo contradiz depoimentos

Outra contradição surgida nos depoimentos é quanto aos horários do suposto assalto: os nadadores relataram que saíram da festa, na Lagoa, por volta das 4h, e teriam sido assaltados perto da Vila dos Atletas, já na Barra da Tijuca, razão pela qual seguiram para o alojamento. Imagens registradas pelas câmeras de segurança da Vila, contudo, mostram que os atletas chegaram ao local apenas às 6h56.

No vídeo, é possível identificar que os nadadores chegam à portaria e passam pelo detector de metais antes de entrar. Lochte chega a brincar com Feigen, batendo com sua credencial na cabeça do colega.

Para a juíza Keyla Blanc, as imagens evidenciam que os atletas chegaram com suas integridades físicas e psicológicas inabaladas, e que tal comportamento justifica o pedido do Ministério Público para que seja investigada de uma possível falsa comunicação de crime.

Nadadores serão intimados

Os nadadores Gunnar Bentz e Jack Conger, que ainda não foram ouvidos pela polícia, serão intimados a prestar depoimento, enquanto Feigen terá que falar novamente à polícia para esclarecer as contradições.

A PF já notificou o Consulado dos Estados Unidos e o Comitê Olímpico do país para que James Feigen entregue seu passaporte e que os outros dois atletas prestem depoimentos, mas até agora não recebeu resposta.

Em nota, o Comitê Olímpico Americano informou que o time de natação deixou a Vila logo após o fim das competições e que, por questões de segurança, não poderia confirmar a localização de cada atleta.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas