Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

DF corre o risco de ficar sem combustíveis, diz sindicato

Para a associação, apesar de sucessivos aumentos feitos pela Petrobras ainda há defasagem

Para o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindicombustíveis-DF), o Distrito Federal e outros estados da federação podem ficar sem gasolina. De acordo com o presidente do sindicato, Paulo Tavares, apesar do aumento da última segunda-feira (11/10), ainda há defasagem nos preços praticados pela Petrobras.

“Poderá haver realmente falta de produto, pois está muito mais caro importar combustível. A Petrobras tem autossuficiência em petróleo, mas não consegue refinar o suficiente para o consumo interno do país, portanto, as distribuidoras hoje tentam comprar da Petrobras porque está mais barato que importar”, explicou Paulo.

Leia também

Com o aumento da demanda, a Petrobras estaria reduzindo as cotas de vendas futuras para não ficar sem o produto nas distribuidoras, afirma o presidente. Uma outra consequência, segundo Tavares, seria aquela em que as distribuidoras importam mais caro, para não faltar o combustível.

Nesse cenário, as distribuidoras “repassam o custo a revenda, tirando então a responsabilidade da Petrobras e do governo deste possível aumento para sanar a defasagem da Petrobras”, afirmou o presidente do Sindicombustíveis.

ICMS

Tramita no Congresso Nacional uma proposta de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Caso aprovado, o preço da gasolina nos postos do Distrito Federal poderá ter uma redução de R$ 0,60.

Segundo o Projeto de Lei Complementar (PLP) n° 11/21, aprovado pelos deputados federais, a redução do ICMS dos combustíveis no Brasil será de 8% na média. Nas contas do sindicato, no DF a média seria de 9%, se fosse aprovada conforme os dados em vigor nesta quinta-feira (14/10).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas