Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Bolsonaro perde ação contra padre Julio Lancellotti por danos morais

Presidente disse que sofreu ataque à sua honra e imagem quando ainda era deputado federal

A Justiça do Rio julgou improcedente uma ação do presidente Jair Bolsonaro contra o padre Julio Lancellotti por danos morais. No processo, Bolsonaro diz ter sido surpreendido com a menção de seu nome durante um missa celebrada pelo padre e que este teria lhe feito ataques, atingindo sua honra e imagem quando ainda era deputado federal.

O padre nega e diz que houve apenas uma crítica às manifestações do presidente. A decisão é do dia 6 de novembro e o presidente ainda pode recorrer.

Leia também

"(...) A despeito do discurso acentuado do réu, não se vislumbra que o mesmo tenha tido animus específico de injuriar ou ofender o autor. O que se verifica foi ter ocorrido uma tentativa de defesa mais veemente de uma outra visão dos temas que eram objeto da pregação e que são diametralmente opostos ao que é utilizado como bandeira pelo demandante", diz o juiz Marcelo Nobre de Almeida, da 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro, em um trecho da decisão.

O magistrado ainda condenou Jair Bolsonaro a pagar as custas e os honorários do processo.

O que diz o processo

Segundo o presidente, mesmo sabendo que estava sendo filmado, o padre o acusou de "homofóbico, pessoa violenta e que defende o extermínio dos gays, além de defender a submissão da mulher perante os homens".

O presidente argumentou ainda que, apesar do direito à liberdade de expressão ou pensamento, houve excesso por parte do padre.

O vídeo foi divulgado em redes sociais em março de 2017, às vésperas do Dia da Mulher.

Em sua defesa, o padre citou que a liberdade de imprensa, de pensamento e de manifestação de opinião - incluindo-se o direito de crítica - estão previstas na Constituição da República.

Afirmou ainda serem notórias as posições "polêmicas, extremadas e duvidosas" de Bolsonaro e que não houve violação a direitos da personalidade, mas apenas "posição crítica a respeito de temas e manifestações objeto de declarações públicas do autor".

Procurado pelo G1, o Planalto ainda não se posicionou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas