Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Julho Verde: estomatologista conscientiza sobre a prevenção do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço

Dra. Profa. Catarina Rosa enfatiza a importância da campanha Julho Verde para alertar a população sobre os sinais e sintomas e os fatores de risco


				Julho Verde: estomatologista conscientiza sobre a prevenção do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço
Dra. Profa. Catarina Rosa. Reprodução

A campanha do Julho Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de cabeça e pescoço. Como também visa alertar sobre os fatores de risco, como o tabagismo, consumo de álcool, infecção por HPV e exposição ao sol sem proteção.

A campanha do Julho Verde foi criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), enfatizando a prevenção contra qualquer tipo de tumores em regiões da boca, que pode atingir os lábios, língua, palato (céu da boca), gengivas, rebordo alveolar, mucosa oral, mucosa jugal (bochechas), amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

Leia também

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número estimado de casos novos de câncer da cavidade oral para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 15.100 casos, correspondendo ao risco estimado de 6,99 por 100 mil habitantes, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres.

Nas últimas décadas, tendo sido observado que os jovens de ambos os sexos estão sendo mais afetados, trazendo um aumento significativo no número de casos nas mulheres jovens, sem fatores de riscos envolvidos, como por exemplo o tabaco e álcool.

Entre os principais sinais e sintomas de alerta estão: Feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas; manchas brancas ou avermelhadas e ou nódulos na boca que persistem por mais de 15 dias; Dores frequentes na garganta; Dificuldade para engolir; Rouquidão persistente; Nódulos no pescoço; e Sangramento pela boca ou nariz.

“Ao notar qualquer sinal ou sintoma, é essencial procurar um Estomatologista o quanto antes para garantir um diagnóstico precoce e, se necessário, realizar uma biopsia, e assim garantir um encaminhamento seguro para o tratamento oncológico adequado o mais rápido possível”.

A maioria dos casos são descobertos já em fase avançada, o que se torna o tratamento oncológico mutilador. De acordo com o estágio da doença, mesmo com o tratamento oncológico, o indivíduo pode ocorrer danos na sua anatomia e função da região afetada, trazendo prejuízo na voz ou dificuldade em engolir e mastigar alimentos.

“A prevenção pode salvar vidas, é muito importante adotar um estilo de vida saudável e de estar atento ao surgimento de sinais e sintomas da doença. Por isso, a campanha Julho Verde traz informação para que as pessoas possam identificar e buscar ajuda por um profissional de saúde, como um estomatologista e ou médico o quanto antes”.

Dra. Profa. Catarina Rosa

Estomatologista

Endereço do consultório: The Square Park Office, Maceió-Al. Sala 924 / Contato: 82.99999-4000 / @dra.catarinarosa

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

*Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião da Organização Arnon de Mello.

Relacionadas

X