O prefeito JHC está dependendo apenas da nomeação da procuradora Marluce Caldas, sua tia, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para arrumar as malas, deixar o Partido Liberal (PL) e voltar para o PSB, partido que deverá ser presidido nacionalmente pelo prefeito do Recife-PE, João Campos.
Nessa suposta especulação que movimenta os bastidores políticos, o projeto de mudança de partido de JHC contaria com o apoio da família Calheiros e o aprove-se do Presidente Lula, que, por sua vez, fortaleceria o bloco em Maceió e tentaria mudar o panorama eleitoral no próximo ano.
DÚVIDA
Se o projeto se tornar realidade, ninguém pode prever como será a disputa para o Senado Federal, que envolve os dois mais fortes candidatos, Arthur Lira e Renan Calheiros, cuja possível dobradinha agradaria de pronto ao Palácio do Planalto.
RELACIONAMENTO
Nesse emaranhado todo, evidencia-se o bom relacionamento político entre JHC e João Campos, uma ponte para o prefeito de Maceió pular de galho. Nesta semana, pode acontecer a indicação de Marluce para o STJ, consolidando a aliança política que está em curso.
SINALIZANDO
Na semana passada, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou, junto com o prefeito da capital pernambucana, a liberação de mais de R$ 20 milhões para a proteção de encostas na grande Recife, o que demonstra uma aproximação do MDB com o PSB, para onde JHC poderia migrar.
ARRUMAÇÃO
Caso uma dessas alternativas aconteça, certamente o deputado Arthur Lira – um dos líderes do Centrão, com a maior bancada no Congresso Nacional – não deverá sair perdendo, pois continuaria sendo de grande utilidade para os projetos do governo federal, que vem perdendo popularidade ao longo dos meses.
PLACAR
Dos nove deputados federais que formam a bancada na Câmara, apenas dois deles assinaram o pedido da abertura de uma CPI para investigar o roubo de mais de R$ 6 bilhões de milhões de aposentados e pensionistas. Alfredo Gaspar, do União Brasil, e Fábio Costa, do PP, defenderam uma profunda investigação para apontar culpados e reaver o dinheiro surrupiado ao longo dos anos.
MARATONA
A Uncisal vai realizar, a partir desta terça-feira (13) e até a sexta (16), a maior maratona de tecnologia do Estado, que objetiva trazer soluções tecnológicas para a área de saúde. O evento conta como apoio da Fapeal e é coordenado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia da Uncisal, coordenado pela professora Kristiana Mousinho.
SEM VAGAS
Durante o evento, serão apresentados novos projetos da área de tecnologia da Uncisal e a discussão de temas ligados diretamente ao setor da saúde de Alagoas. A coordenação informa que não existem mais vagas para o curso e já projeta novos eventos para os próximos meses.