
Neste dia da mulher, é importante lembrar e reconhecer o trabalho que elas estão desempenhando no futebol alagoano. Nos dois principais clubes de Alagoas, as mulheres estão presentes nas mais diversas funções e cargos.
Apesar de ainda existir muito preconceito por se tratar de um ambiente predominantemente masculino, elas alcançaram e se firmaram dentro do CRB e CSA por força do trabalho e talento.
No lado vermelho da cidade temos alguns exemplos, dentre eles a Thaís Tenório (nutricionista das categorias de base), Manuella Góes (conselheira e VP de Relações Institucionais), Anielly Wanderley (departamento jurídico) e Cristina Japiassú (conselheira e VP de categorias de base).
Atravessando a cidade, e indo para o lado azul, também não é diferente. Mírian Monte representa as mulheres como presidente executiva do clube. Além da Graciella Tenório (nutricionista), Nathany Cavalcante (psicóloga) e Rosa Barbosa (cozinheira).
No CRB, Manuella desempenha um papel importantíssimo na relação com outros “braços do futebol”. É uma figura presente nas reuniões com a Polícia Militar, Ministério Público e SELAJ. Sua habilidade nesse meio já trouxe frutos positivos para o Regatas.

Thaís é formada em nutrição e trabalha com os garotos da base e, também, no futebol feminino. Tem a missão de comandar um setor que até pouco tempo era, praticamente, inexistente nas categorias de base do clube.

Cristina é conselheira do clube e durante a gestão de Mário Marroquim foi convidada para auxiliar na coordenação das categorias de base do clube. Apesar de ser Vice-presidente da categoria de base, a conselheira não fica somente nos bastidores, Cris atua na linha de frente e é peça fundamental na engrenagem da base.

Anielly é quem bota a mão na massa no departamento jurídico do clube e atua diretamente nos contratos dos atletas, para que eles possam assinar e estarem aptos para entrar em campo. Além disso, também defende o clube no TJD/STJD.

Mírian Monte chegou ao CSA em um momento conturbado e sob muita desconfiança. Com a sua coragem e trabalho, conseguiu evitar o rebaixamento do clube para a Série D e se mantém firme no comando do clube Azulino.

Graci comanda o departamento de Nutrição do clube Marujo. Além do profissional, a nutricionista também atua nas categorias de base. A profissional chegou ao CSA em 2021.

Nathany foi contratada pelo CSA na metade de 2024 e ficou em evidência após a recuperação do clube na Série C e reconhecimento do seu trabalho por parte dos atletas e comissão técnica. De acordo com o próprio treinador, Higo Magalhães, a psicóloga foi peça fundamental na recuperação psicológica dos jogadores.

No CSA desde 2015, Rosa é muito querida por todos e responsável pelo preparo dos alimentos para os atletas e todo o Staff do clube.

Independente da função, essas mulheres representam o crescimento da representatividade feminina no futebol alagoano. Se há poucos anos atrás era inimaginável ter uma mulher no comando de um clube, agora são inúmeras gestoras.
Neste dia da mulher, quero parabenizar todas as guerreiras - em especial aquelas que fazem parte dos nossos clubes. Feliz dia das mulheres!