
Com a intensificação das chuvas em Alagoas, o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, emitiu um alerta sobre o aumento dos acidentes envolvendo animais peçonhentos, especialmente escorpiões. De janeiro até 19 de maio deste ano, a unidade já registrou 145 atendimentos por acidentes com esses animais — 140 deles causados por escorpiões-amarelos. A maior parte ocorreu dentro das próprias residências.
De acordo com Aline Chaves, enfermeira e coordenadora do Serviço de Epidemiologia do hospital, o período chuvoso favorece a migração desses animais para áreas urbanas. Com o alagamento de seus habitats naturais, escorpiões, aranhas e até cobras buscam abrigo em locais secos e escuros, como garagens, quintais, entulhos, ralos e caixas de esgoto. O risco é ainda maior em regiões com casas térreas, próximas a terrenos baldios ou com acúmulo de lixo.
Leia também
A profissional reforça que os cuidados devem ser redobrados, principalmente com objetos guardados por longos períodos, como roupas, sapatos, lençóis e toalhas, já que escorpiões podem se esconder facilmente nesses locais.
Em caso de acidente, a recomendação é lavar o local da picada com água e sabão e procurar atendimento médico o mais rápido possível. Situações que envolvem dor intensa, vômitos, dificuldade para respirar, sudorese ou alterações na frequência cardíaca devem ser tratadas como emergência. Aline alerta ainda que não se deve aplicar torniquetes, fazer cortes ou tentar sugar o veneno. Tentar capturar o animal também não é recomendado, para evitar novos acidentes.
Com previsão de mais chuvas nas próximas semanas, o hospital reforça que a prevenção continua sendo a forma mais eficaz de evitar acidentes com animais peçonhentos.
*Com assessoria