Documentário sobre herança de Anita Harley viraliza; entenda polêmicas
Série em 5 episódios revela disputa judicial pela fortuna da empresária das Casas Pernambucanas, com direção de Camila Appel

A série documental "O Testamento: O Segredo de Anita Harley" alcançou o topo dos conteúdos mais assistidos no Globoplay. A produção em cinco episódios revela a disputa judicial pela herança da empresária das Casas Pernambucanas. Camila Appel dirigiu o documentário, com codireção de Dudu Levy e direção artística de Monica Almeida.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A investigação começou quando Camila Appel observou uma paciente com seguranças na porta do quarto no mesmo hospital onde seu pai estava internado. A pergunta "Quem é essa mulher?" motivou toda a apuração que resultou no documentário.
Leia também
AVC que muda tudo
Em 2016, Anita Harley sofreu um acidente vascular cerebral e entrou em coma. O episódio deu início a uma disputa sobre quem assumiria a curatela da empresária.


Suspeito de matar jovem de 19 anos no Ouro Preto, em Maceió, é preso

Denúncia anônima ajuda PM a apreender armas em Maceió

Goleiro do CSA, Wellerson desabafa após falha em empate com Jacuipense - 2/6/26

CRB se reapresenta e inicia preparação para duelo contra o São Bernardo - 2/6/26
A briga pelo comando das Casas Pernambucanas atravessa gerações. Anita assumiu a presidência da companhia após a morte de sua mãe, Erenita Helena Groschke Lundgren. A disputa se estende por décadas e envolve sobrinhos da empresária.
Duas mulheres reivindicam relacionamento com Anita
O documentário apresenta duas personagens que afirmam ter mantido relação estável com Anita Harley. Sônia Soares, conhecida como Suzuki e identificada por muitos como "dama de companhia" de Anita, afirma que não era apenas funcionária. Cristine Rodrigues, secretária de confiança, reivindica na Justiça o reconhecimento como companheira legítima.
Arthur Miceli, filho de Suzuki, obteve o reconhecimento da maternidade socioafetiva. A chegada dele à disputa causa indignação em parte da família. Eles não o reconhecem como herdeiro de Anita.
Juliana Lundgren e Andrea Lundgren, primas de Anita, fazem comentários sem filtro sobre os personagens envolvidos na disputa. A frase "Tia Helena odiava Suzuki" virou meme nas redes sociais. As duas receberam elogios ao carisma e à sinceridade.
Abordagem narrativa da produção
A série utiliza uma abordagem que vai além do embate jurídico. A produção destaca as motivações e fragilidades dos personagens. Encenações com atores complementam a narrativa.
Os cinco episódios apresentam inúmeras reviravoltas. Novos elementos surgem constantemente. Eles alteram a compreensão do espectador sobre a dinâmica da disputa e os depoimentos apresentados.
A disputa judicial segue em andamento. A narrativa permanece aberta. O público tem a impressão de acompanhar uma história que continua sendo escrita.
