A se confirmar a indicação da procuradora Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça, o que deve ocorrer nos próximos dias, o prefeito JHC certamente não irá disputar mais o governo de Alagoas como havia sido cogitado nos últimos meses.
Essa alternativa que se comenta com segurança nos meios políticos solucionaria de uma vez por todas a acirrada disputa entre o prefeito e seus adversários – leia-se aí a família Calheiros –, resolvendo definitivamente uma questão que se tem discutido com insistência nos últimos meses.
SEM ADVERSÁRIO
A princípio, caso JHC acerte os ponteiros com o governo federal, o que não está longe de acontecer, a candidatura do senador e Ministro dos Transportes, Renan Filho, ao governo de Alagoas é apenas uma questão de tempo e agradaria a gregos e troianos.
REFLEXO
Com o caminho sem obstáculos, o processo eleitoral sofreria uma grande mudança, contemplando Renan Filho, o senador Renan Calheiros e o deputado Arthur Lira, que passaria a receber o apoio do prefeito JHC para disputar uma das vagas para o Senado Federal.
NO PROJETO
Neste momento, porém, é de se questionar para onde iria o vice-prefeito Rodrigo Cunha, aliado de primeira hora de JHC. Pelas informações de bastidores, Cunha trabalharia para uma candidatura futura de deputado estadual ou federal.
MENOS CUSTO
Com essa arrumação que parece não ter mais volta, todos saem ganhando, já que os custos de campanha inicialmente projetados para a injeção de grandes recursos nas eleições majoritárias tendem a diminuir consideravelmente.
LADOS OPOSTOS
Há quem diga que, na política, só não se viu até agora foi boi voar, mas uma aliança entre Renan Calheiros e Arthur Lira é muito difícil ou até mesmo quase impossível de acontecer.
SOLUÇÃO
Sem acordo entre as partes até agora, mas que pode ser resolvido com o acordão entre Renan Calheiros, Renan Filho e Arthur Lira, a situação política de JHC, abdicando de uma candidatura majoritária em 2026 e exercendo seu mandato até o fim, resolveria o imbróglio.
ENCAMINHADO
Mesmo que essas novas informações não tenham ainda vindo a público, o processo de uma solução para o impasse corre a passos largos, o que deve acontecer muito em breve. A solução seria menos um abacaxi a ser descascado pelo Presidente Lula.
INTELIGÊNCIA
Como o trabalho de inteligência realizado entre todas as polícias tem dado bons resultados ultimamente, principalmente no combate ao crime organizado, certamente a segurança sabe onde se localizam os maiores problemas e o que se pode fazer para contorná-los.