Passados os festejos juninos, as fortes chuvas que têmcaído em todo o Estado e a ausência dos principais protagonistas políticos na capital e no interior, os maiores grupos políticos retornam às conversações, discutem mais uma vez os nomes que poderão integrar o novo projeto e aceleram para definições.
Com o impasse ainda sobre a nomeação ou não da procuradora Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça, processo que está empancado no Gabinete Civil do Palácio do Planalto, as definições do quadro político ainda devem levar alguns dias.
Composição
Sem querer magoar os dois grupos mais fortes politicamente no Estado, liderados no caso pelo senador Renan Calheiros e pelo deputado Arthur Lira, o presidente Lula tenta encontrar uma solução que não desagrade nenhum deles, assim como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também tem interesse na indicação.
Só depois
Para pessoas próximas ao prefeito JHC, suas definições políticas somente irão acontecer depois do imbróglio que cerca a indicação de Marluce para o STJ. A partir daí, ele decide se migra para outro partido, se passa a fazer parte do time do Palácio do Planalto ou se muda de rumo.
Complicada
Com situação política complicada principalmente para o grupo que lhe dá sustentação na Câmara de Vereadores e nos outros poderes, JHC tem tido paciência para encarar o problema, sabendo, entretanto, que a demora na solução causa grande desgaste político em suas bases eleitorais.
CNM lança projeto de apoio técnico aos municípios
Aliados do prefeito JHC acreditam que o Plano Diretor de Maceió deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores ainda neste mês de julho. O problema vem se arrastando ao longo de quase 10 anos, trazendo sérios prejuízos à capital alagoana.
Compensação
Enquanto esperam a indicação de novos aliados para cargos na prefeitura de Maceió, os vereadores se apressaram e aprovaram emendas parlamentares, que, por certo, irão minimizar as dificuldades políticas nos seus redutos eleitorais.
Preocupação
As fortes chuvas caídas em todo o estado no final de semana colocaram em alerta a Defesa Civil, principalmente com a elevação dos níveis dos rios Paraíba, Mundaú, São Miguel e Camaragibe, que cortam toda Alagoas. No mais, os problemas de sempre: alagamentos, deslizamentos de barreiras e um trânsito complicado e preocupante.
Irrelevante
A criação de mais 18 cargos de deputado federal aprovada pela Câmara e Senado a partir de 2026 vai custar um pouco mais de R$ 60 milhões ao ano, mas nada que não afete mais o bolso do contribuinte. Seja qual for a justificativa, criar mais despesas na situação econômica crítica por que passa o Brasil, é apenas mais um gesto de pouca responsabilidade.