
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições meteorológicas em Alagoas. As análises mais recentes indicam a persistência das chuvas, acompanhadas por rajadas de vento, principalmente nas regiões da Zona da Mata e do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, ao longo desta segunda-feira (19) e com possibilidade de continuidade na terça-feira (20).
A atual situação pode causar um aumento expressivo no volume de chuvas, o que fez com o que o estado entrasse em "alerta máximo", redobrando a atenção diante da possibilidade de alagamentos, deslizamentos de barreiras, quedas de árvores, entre outros.
Artigos Relacionados
Nas demais regiões de Alagoas, também há previsão de chuvas com intensidade fraca a moderada durante o período.
"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas", explicou a Superintendência, que é vinculada à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Riscos associados
Há risco de novos pontos de alagamento, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, além da elevação nos níveis de rios e lagoas. O risco de deslizamentos em áreas de encosta continua elevado. Já nas demais regiões ambientais do estado, embora haja previsão de chuva, não há riscos associados até o momento.