
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, vinculada ao Governo do Estado, colocou Alagoas em situação de atenção em razão de chuvas fortes e riscos para alagamentos, além de deslizamentos de terra em diversas cidades.
O alerta – divulgado nesta quinta-feira (15) – indica a possibilidade de pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos, assim como rajadas de vento para o Litoral, região metropolitana de Maceió e Zona da Mata.
Leia também
A previsão é de que as regiões do estado sejam atingidas por chuvas entre esta quinta (15) e o sábado (17).
"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, associada a distúrbios ondulatórios de leste sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas", explicou o boletim da superintendência.
As chuvas intensas podem gerar acumulados significativos, podendo causar a elevação do nível de pequenos córregos e riachos, assim como alagamentos. Há risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
"Até o momento não há risco de elevação dos principais rios e lagoas do estado de Alagoas. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento", finaliza o boletim.